Este é o mais novo instrumento de Evangelização e comunicação da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Entre e fique a vontade. Que Deus e Nossa Senhora das Dores vos abençoe.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Homilía Diária do Padre Natalício - Sábado - 02/07/2011

SÁBADO


* Hoje acontece nosso Sukiyaky aqui no salão da paróquia. Obrigado a todos os que colaboram!
* Amanhã é nossa missa do Kilo. Não esqueçam de trazer algum alimento para as famílias carentes.
* Encerraremos amanhã o Cursilho Masculino Jovem em Apucarana. Agradeço a todos que Alavancam este Cursilho.
* No próximo final de semana (8, 9 e 10) acontecerá o 1° ECC de Cambira
* Estamos preparando para celebrar 50 anos de Cursilho no Brasil. Acontecerá no ano que vem 2.012.
* Leiam minhas mensagens todos os dias nos sites: (www.angelocasagrande.blogspot.com) (www.pfbomjesus.blogspot.com)
* Ouçam meu programa todos os sábados "NO BRILHO DA ESTRELA" na Rádio Estrela Fm (www.estreladamanhafm.com)

                             


"COISAS DO CORAÇÃO" (Lc 2, 41-51)
www.equipesav.blogspot.com




                                                                                 No último mês de junho, dia 24 e 25, celebramos o primeiro aniversário da Rádio Comunitária Estrela da Manhã aqui em Marilândia do Sul. Foi uma festa bonita e bem participada. Tivemos a presença brilhante da dupla sertaneja Peão do Valle e Valentim. É uma dupla da qual gosto muito. Canta música raiz. Faz o meu estilo! Tenho uma coleção maravilhosa de músicas assim. Prefiro as músicas que tem história e emoção.
                                                                                 Entre tantas músicas boas, lembro-me de uma, cujo título é: "Pai Sem Coração". É a História de um pai que respondeu apressadamente a pergunta de sua filha; falou coisa que não devia, e depois castigou violentamente a pobre criança. Fatos como esses, tem acontecido muito em nossos dias. Deveria ser diferente: Pais deveriam ter mais sentimento, amor e carinho pelos seus filhos. Afinal de contas eles não pediram para nascer. Vieram a este mundo por responsabilidade de seus pais. As crianças não tem o entendimento e conhecimento que os adultos tem. Por isso elas merecem mais atenção e respeito de seus pais e de toda pessoa adulta.
                                                                               Porém se existem pais "sem coração", há muitas mães chorando o desaparecimento de seus filhos e filhas. Existe até um Movimento de mães de filhos desaparecidos. Essa procura de filhos desaparecidos é bem antiga. Conhecemos muito bem a história da Mãe de Jesus, que passou três dias, procurando Seu Filho de doze anos. E só tranquilizou-se quando O encontrou no templo em Jerusalém. Podemos imaginar a angústia daquele Casal, procurando Aquele Menino! Como pode suportar tanta dor aquele Coração Imaculado!?  Ao rezar o terço de Nossa Senhora das Dores, essa é a terceira dor.
                                                                                O Imaculado Coração de Maria se tornou símbolo para nossa Salvação. Tanto  que existe uma  jaculatória que afirma isso: "Doce Coração de Maria; sede a Nossa Salvação!" O Coração de Maria é um modelo para as mães, as meninas, as moças, para toda mulher e pra toda pessoa Cristã! Devemos moldar o nosso coração ao Coração da Mãe do Céu: Coração puro e sem manchas, cheio de ternura e misericórdia. O Sagrado Coração de Jesus, certamente recebeu forte influência do coração de sua querida Mãe. Precisamos de muitas mães de Coração Mariano para formar as novas gerações. Por isso não me canso de pedir para rezarmos juntos e trabalharmos unidos...



ORAÇÃO:

Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Dai-nos um coração semelhante ao de Nossa Senhora!
- Não permitas que o pecado venha sujar o nosso coração!
- Enchei o nosso coração de compaixão e solidariedade!
- Fazei-nos mais atenciosos com as crianças!
- Aceitai nosso louvor, pelo Coração Imaculado de Nossa Senhora...
                                                                                                         AMÉM!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Homilía Diária do Padre Natalício - Sexta-feira - 01/07/2011

SEXTA FEIRA
 
* Hoje há bençãos o dia todo aqui em Marilândia do Sul. Missas às 6 da manhã, às 15 e às 19;30 horas...
* Amanhã, sábado, dia 02, teremos SUKYIAKI  aqui no salão paroquial. Colabore com nossas obras paroquiais....
* No próximo domingo, dia 3 de julho, devemos trazer alimentos para as cestas das famílias cadastradas...
* Começa hoje o Cursilho Jovem Masculino em Apucarana. Estou pedindo ALAVANCAS para mais esse Cursilho...
* Vai acontecer o 1º ECC (Encontro de Casais com Cristo) de Cambira. Dias 8, 9 e 10 próximos. Rezem por nós....
* Leiam minhas Mensagens Diárias nos sites www.santaritalunardelli.com.br , www.senhoradasdoresmarilandia.blogspot.com

* De segunda a sexta feira, ouçam-me na Rádio Nova AM de Apucarana, às 15 horas no programa do Mauro Filho....

                    

 
"AULA NO BOSQUE" (Mt 11, 25 - 30).
www.pfbomjesus.blogspot.com

 
                                                  Quando entrei para o seminário, em 1975, tinha apenas o certificado de 4ª série primária. Meu curso ginasial foi supletivo. Meu curso médio foi Técnico em Magistério. Meu curso de Filosofia foi no Instituto Filosófico de Apucarana, na Colônia Esperança. A Teologia eu a fiz em Londrina, no Instituto Teológico Paulo VI, As aulas de Filosofia e de Teologia eram dadas no próprio seminário. O prédio era enorme e havia todas as condições para uma vida acadêmica. Havia um quarto para cada seminarista, cozinha, refeitório, bilblioteca, sala de tv, campo, quadra esportiva e salas de aulas.
                                                   Os estudos teológicos foram acompanhados pelos Freis Capuchinhos. Jamais esquecerei dos Freis Ovídio Zanini, Valmor da Silva, Quaresma, Justino e muitos outros. Era muito bom estudar os temas dogmáticos ali, debaixo das árvores, na beira do Lago Igapó!  Cristologia, Mariologia, Pneumatologia, Santíssima Trindade muitos outros Dógmas nós os estudamos sentados na grama e, muitas vezes, com os pés na água do lago. Ali era muito mais fácil aprender. Ficava imaginando o Mestre dos Mestres ensinando os seus Discípulos no Sermão da Montanha, ou nas margens do mar, ou andando pelos caminhos da Palestina...
                                                   Imagino como eram deliciosas as aulas de Jesus! Ele falava com autoridade! Ele pregava o que vivia e vivia o que pregava! Mas algumas pessoas não aceitaram seus ensinamentos. Eram pessoas cheias de si mesmas. Ricas de orgulho e idolatrias. Somente as pessoas pobres e humildes  aproveitaram aquele Banquete de Delícias. Por isso, Jesus louvou o Pai do Céu e afirmou. "Aprendam de Mim que sou Manso e Humilde de Coração!" (Mt 11, 25 - 30).  Ele é o Mestre por excelência. Quem é esperto nas coisas eternas procura-O. Ele ensinou, e o ensinamento vale até hoje, que devemos ser mansos e humildes. Alem disso, Ele nos fez um convite irrecusável: "Venham todos a mim. Todos os que estão sofrendo, venham a mim, e Eu os aliviarei".
                                                    O Coração de Jesus é Manso e Humilde e quer nos acolher. Então, vamos todos nos achegar a este  Sagrado Coração. Não temos outra saida. Não existe nenhum coração como o de Jesus. É preciso falar desse Amor! É preciso divulgar essa fonte de bençãos! Aproveito, aqui, para expressar minha gratidão a todos os membros do Apostolado da Oração. Obrigado pelo carinho ao Sagrado Coração. Obrigado pelos trabalho que fazem nas Paróquias e Comunidades. Oração e trabalho. Trabalho e oração. Que maravilha! Continuemos então juntos na oração para ficarmos unidos no trabalho....
 
 
ORAÇÃO:
 
 
Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Fazei-nos crescer em Mansidão e Humildade!
- Conservai-nos atentos aos ensinamentos de Jesus Cristo!
- Não permitas que nossas dores nos afastem do Mestre da Vida!
- Firmai-nos na direção do Vosso Filho Jesus Cristo!
- Aceitai nossa gratidão por nos revelardes tantas maravilhas....
                                                                                            AMÉM.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Homilía Diária do Padre Natalício - Quinta-feira - 30/06/2011

QUINTA FEIRA



* Hoje rezo missa na Diaconia Santa Madre Paulina na Paróquia Cristo Rei, em Apucarana.
* Amanhã, 1ª sexta feira, terá bençãos os dia todo na Igreja de Marilândia do Sul. Estarei lá o dia todo. Rezarei 3 missas.
* Vai acontecer o Cursilho Masculino Jovem em Apucarana. Neste dia primeiro, sexta feira, no CEFAS, em Apucarana. Não esqueçam as ALAVANCAS.
* No próximo sábado, dia 2 de julho, teremos SUKYAKY aqui em Marilândia do Sul. Colaborem com nossas obras paroquiais...
* Rezem comigo o TERÇO DE NOSSA SENHORA DAS DORES. Todos os sábados, à noite na Rádio Estrela da Manhã...
* Leiam minhas mensagens diárias nos sites: www.esperancafm.com , www.senhoradasdoresmarilandia.blogspot.com e outros...

                   

 
 
"DETALHES IMPORTANTES" (Mt 9, 1-8)
 
 
 
                                                                              A serviço da Igreja, percorri muitas cidades do Paraná. Passei por todas as Dioceses! De Jacarezinho a Paranaguá. De Ponta Grossa a Foz do Iguaçú! Cidades grandes e pequenas! Sempre que chegava numa cidade, procurava visitar as igrejas e lugares religiosos. Visitei o Cristo Redentor em Cornélio Procópio e em Borrazópolis. Em Bituruna visitei a grande imagem de Santa Bárbara. Em Maringá, subi ao mais alto da torre da Catedral. Em Irati, visitei a grande Imagem de Nossa Senhora das Graças.
                                                                              Já havia passado, várias vezes, na rodovia que corta Irati. Mas certa vez entrei na cidade, visitei a Igreja de São Miguel, a Igreja de Nossa Senhora da Luz e subi o morro até aos pés de Nossa Senhora das Graças. De fato a imagem é muito grande! Existe até uma capela debaixo dela! Naquele dia, eu estava de folga, e tinha levado meu chimarrão. Passei umas horas sentado debaixo de umas árvores e observava as crianças e outras pessoas. Lembro-me que olhava um rapaz que ficou ali por um bom tempo observando a natureza e admirando a Santa. Fiquei pensando comigo: Quem seria aquele rapaz? Qual seria sua profissão? Onde morava? Quais seriam seus problemas? Quais seriam suas esperanças? O que estaria fazendo ali? Seria uma pessoa do bem ou uma pessoa do mal?  Pensei até em fazer estas perguntas pra ele, mas acabei desistindo...
                                                                              Sei que na vida da gente, cruzamos por tantas pessoas. E cada pessoa é um Grande Mistério. Não sei se aquele rapaz estaria também fazendo as mesmas perguntas sobre mim. Lembrei-me dos vários encontros que Jesus teve com pessoas desconhecidas. Muitas delas não sabemos nada, nem mesmo o nome. Jesus também costumava observar as pessoas. No templo, em  Jerusalém, observou a oferta da viúva, por exemplo.
                                                                               Entre tantas pessoas que Jesus curou, há o caso de um paralítico, que chegou carregado por quatro pessoas na casa onde Jesus estava. Jesus perdoou seus pecados e isso escandalizou as pessoas presentes. Para mostrar o seu poder em perdoar os pecados, Jesus curou aquele paralítico; mandou que pegasse a sua cama e fosse embora. (Mt 9, 1-8). Não sabemos o nome daquela pessoa, não sabemos quais eram os seus pecados, não sabemos nada de sua família e o que ele fazia. Mas dá pra imaginar a cena de emoção e euforia daquele homen que era paralítico, voltando pra casa carregando a sua cama. Podemos imaginar a grande festa na casa dele! Podemos imaginar a quantas perguntas ele teve que responder! Deve ter falado umas barbaridades sobre Jesus...
                                                                              A reação daquele homem não está expressa no Evangelho. Mas dá pra imaginar! Sabemos que Jesus continua curando e perdoando também hoje através da Igreja e de seus Sacramentos. De vez em quando, ficamos sabendo de pessoas que foram curadas e expressam suas emoções. Mas há muita gente, que ainda não tem fé suficiente no poder de Jesus e por isso permanecem na doença e no pecado. Tais pessoas, muitas vezes, precisam ser carregadas até Jesus, como aconteceu com o referido paralítico. Daí a importância da Pastoral da Saúde e de todo trabalho da Igreja. Sei que o trabalho é grande e os trabalhadores são poucos. Por isso precisamos continuar rezando juntos para trabalharmos unidos...
 
 
ORAÇÃO:
 
 
Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Dai-nos sentimento de solidariedade com as pessoas que sofrem!
- Curai nossas paralisias do corpo e da alma!
- Aumentai e fortificai nossa fé em Jesus Cristo! 
- Fazei-nos sábios para publicar sempre as Vossas Obras!
- Confirmai nossa gratidão, pela compaixão do Vosso Filho Jesus por nós...
                                                                                                   AMÉM!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Homilía Diária do Padre Natalício - Quarta-feira - 29/06/2011

QUARTA FEIRA
 
* Hoje é dia oficial de São Pedro e São Paulo. Vamos celebrar liturgicamente no próximo domingo dia 3 de julho.
* Hoje tem  Missa das Bençãos, às 15 horas, e às  18 horas eu rezo na Rádio Estrela.
* Domingo dia 3, Dia do Papa. Nas Paróquias faremos uma coleta neste sentido.
* Acessem os sites: (www.angelocasagrande.blogspot.com), (www.pfbomjesus.blogspot.com) e leiam minhas mensagens.
* Ouçam todos os domingos, à noite, na Rádio Esperança, CANÇÃO PRO MEU DEUS.Músicas com Pe. Zézinho. (www.esperancafm.com)


         ´         
 
"CEMITÉRIO PROVOCA MEDO?" (Mt 8, 28-34)
www.senhoradasdoresmarilandia.blogspot.com

               
 
                                                                             Depois que meu pai Miguel e minha irmã Cassiana faleceram, tenho ido mais vezes ao cemitério e feito minhas orações por suas almas. Não tenho ido muito ao cemitério. Não é que eu tenha medo! É por falta de tempo. Acredito que visitar o cemitério é bom, pois nos ajuda a refletir, rezar, pensar nos nossos antepassados e sentir paz. Aqui em Marilândia do Sul, o nosso prefeito Pedro Sérgio, deixou o cemitério bem aconchegante. Agora temos instalação elétrica, muros, calçada, etc. Conheço gente que tem ido frequentemente ao cemitério. Neste sentido, uma experiência bonita, faz o Pe. Beffa, desde que era Pároco na Paróquia Espírito Santo em Ivaiporã. Todos os anos ele faz uma serenata no cemitério. Na noite de 1° para 2 de novembro, convida o povo para esta serenata à meia noite. Nunca participei mas acho interessante.
                                                                            Estando ali no cemitério, fico pensando, porque muita gente tem medo de cemitério? Será que imaginam que alguma pessoa sepultada ali poderia fazer mal pra alguém? De onde surgiu esse medo de cemitério? Percebo que temos a interferência de uma cultura antiga, sobre fantasmas, lobisomem, espírito mal. etc. Na verdade não deveríamos ter medo das pessoas que faleceram. Deveríamos ter medo das pessoas vivas, que, aproveitando do nosso medo, nos assustam e até nos agridem. Não é raro ouvir noticias de assaltos dentro do cemitério. Também ali, pode ser um local para esconderijo de gente maldosa. Nesse sentido, é compreensível o medo. Me lembro de um trecho do Evangelho em que Jesus falava disso.
                                                                            Jesus visitava uma comunidade além do Jordão, terra dos Gadarenos, era um povo pagão, não era do povo Judeu. Ao chegar ali, vieram ao seu encontro dois loucos possuídos pelo demônio. Eles viviam no cemitério, e assustavam a todos que passavam por ali. Todos tinham medo deles. Jesus expulsou o demônio e libertou os dois. Aquilo foi fantástico! Mas os demônios atacaram uma manada de porcos e os afogou no mar. Foi um prejuizo enorme. Com isso aqueles habitantes espulsaram Jesus daquela região(Mt 8, 28-34). Pena que aquelas pessoas não entenderam e não aceitram o Momento da Libertação...
                                                                           Esse tipo de gente existe ainda hoje, em nossos dias.  São capazes de expulsarem Jesus de suas vidas para ficarem no pecado. Conheço pessoas que preferem afastar dos Sacramentos do que afastarem dos vícios ou de uma vida irregular. Ainda ficam revoltadas com as pessoas que as orientam ou aconsellham. Tenho ceteza de que isso vai mudar e já está mudando. Se aquele povo deu mais preferência aos porcos, se não entendeu a mensagem de Jesus, hoje tem muita gente procurando o Mestre. Quanta gente passando pelo MCC (Movimento de Cursilho de Cristandade), pelo ECC (Encontro de Casais com Cristo)... Eu não desanimo! Não desisto! Continuo rezando e convidando a todos a rezarmos juntos para trabalharmos unidos...
                                                                           
 
                                                                       
ORAÇÃO:

Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Dai-nos forças para dominarmos nossos medos!
- Fazei-nos entender que Jesus pode tudo!
- Capacitai-nos para sempre ajudarmos as pessoas!
- Não permitas que os valores materias superem, em nós, os valores humanos!
- Acolhei nossa gratidão pelo Poder Libertador de Vosso Filho Jesus Cristo....
                                                                                                             AMÉM!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Homilía Diária do Padre Natalício - Terça-feira - 28/06/2011

TERÇA-FEIRA



* Obrigado a todos que se fizeram presentes ou que colaboraram de alguma forma com a FESTA DA ESTRELA!
* Amanhã, às 18 horas, estarei na Rádio Estrela, no programa "CAMINHANDO COM A FAMÍLIA DE NAZARÉ". (www.estreladamanhafm.com)
* Nesta sexta feira, dia 1°, venham à Igreja de Marilândia receber Bençãos! Estarei lá o dia todo...
* Quinta feira será o Reencontro do Cursilho em Apucarana. Participem!!!
* Muito Obrigado pela publicação das minhas mensagens nos sites e blogs de toda região! Vamos seguir evangelizando!
* Ouçam minha mensagem "Vida e Esperança", todos os dias, nas Rádios de todo Vale do Ivaí...


                                             
                                                                              
"DIFERENÇA ENTRE O PADRE E O BULE" (Mt 8, 23-27)
www.equipesav.blogspot.com

                                                                 

                                                                                  Antes de ontem foi o dia do meu almoço na casa do Carlinhos Borges e Marcinéia. Na verdade almoçamos na casa da mãe da Marcinéia. Havia bastante gente e as crianças estavam animadas. Eu conversava com alguma delas, e o Pedrinho, filho do Carlos e da Marcinéia, me fez a seguinte pergunta: "O que um piolho disse pro outro?" Falei que nunca tinha escutado essa charada. O piá deu risada e respondeu: O piolho disse pro outro: "Olha o pente! Olha o pente!" Me lembrei de várias charadinhas bem conhecidas, que são desfiladas nas rodas de amigos.
                                                                                  Algumas dessas charadinhas, envolvem a pessoa do Padre. Umas perguntam a diferença, outras perguntam a semelhança, outras perguntam o que alguém falou pra alguém. Certa vez alguém me perguntou, qual a semelhança entre o Padre e a árvore de natal. Mas uma outra bem conhecida é a seguinte: Qual a diferença entre o Padre e o bule? Essa pergunta me faz refletir sobre o que Jesus disse no Evangelho. Havia uma tempestade forte. Os Apóstolos estavam na barca com muito medo, enquanto isso Jesus dormia. Os discípulos o acordaram desesperados. Tendo acordado, Jesus acalmou a tempestade e deu uma bronca nos discípulos dizendo: "Não tenham medo homens fracos na fé!" (Mt 8, 23-27).
                                                                                   Este conselho de Jesus, é maravilhoso, mas alguns tradutores bíblicos por descuido, cometem um falha ridícula ao afirmarem que Jesus tinha dito, que aqueles homens eram de "pouca fé", ao pronunciar estas duas palavras dá a impressão que Jesus estaria dizendo que os discípulos seriam vasilhas de "por café". Isso é um absurdo! A partir daí é que surgiu a pergunta: Qual a diferença do Padre e do bule? Cuja resposta é a seguinte: O Padre é de "muita fé", e o bule de "por café" ! Mas independente de uma tradução ou outra, o que Jesus disse é válido: Precisamos ser fortes na fé e não ter tanto medo.
                                                                                   Se o Padre é de muita fé ou não nem sempre sabemos ao certo, mas devia ser! Afinal de contas, o Padre é um homem de Deus a serviço das coisas de Deus no meio do povo. Mas até mesmo os Apóstolos de Jesus tinham fraqueza de fé. Portanto devemos cuidar mais da nossa fé. Se tivermos fé grande e forte, não teremos tanto medo. Medo que Jesus condenou tanto. Por várias vezes, Ele usou esta expressão: "Não tenham medo!" Em nossas orações, devíamos pedir frequentemente Fortaleza na Fé e abundância de Coragem. Então reforço o convite: Vamor rezar juntos pra trabalharmos unidos...


ORAÇÃO:


Ó Deus!  Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Socorrei-nos nas tempestades da vida!
- Aumentai e Fortalecei a nossa fé!
- Não permitas que o medo impessa nossa missão!
- Fazei-nos acreditar na compania permanente de Jesus!
- Aceitai nossa gratidão, pela presença constante de Jesus em nossa vida...
                                                                                                  AMÉM!

domingo, 26 de junho de 2011

Homilía Diária do Padre Natalício - Segunda-feira - 27/06/2011

SEGUNDA FEIRA - 27/06/2011



* Todos os dias, de segunda a sexta feira, das 9:30 às 11 horas da manhã, ouçam o programa FONTE DE BENÇÃOS em 3 Rádios Comunitárias...
* No próximo dia 30, 5ª feira, haverá a noite do reencontro do Cursilho na Catedral de Apucarana...
* Vem aí o cursilho dos rapazes. De 1º a 3 de julho, no CEFAS. Vamos lá rapaziada.....
* Dia 1º de julho, próxima sexta feira, darei bençãos o dia inteiro na Igreja aqui em Marilândia. Passem lá....
* Agradeço o meu amigo Sérgio Pizzaia que, todos os dias, de segunda a sexta feira, lê minhas Mensagens no Programa AMIGOS DA ESPERANÇA.






          


 "UMA CAPELA NO MEIO DO MATO" (Mt 8, 18 - 22)
www.pfbomjesus.blogspot.com


                                                                   Já no primeiro ano que vim para Marilândia do Sul envolvi-me com uma grande(ótima) equipe e preparamos uma grande festa de Nossa Senhora das Dores. Com a participação de boas lideranças e com a vibração do povo a Festa vem se repetindo todos os anos, sempre com muita animação. São montadas várias equipes para os vários trabalhos. Uma dessas equipes é da arrecadação do gado. Eu sempre acompanho o andamento da Festa e sigo visitando os Agricultores e Pecuaristas na Grande Campanha. É muito bom percorrer todos os cantos da Paróquia e conhecer as nossas riquezas e as dores da nossa gente.
                                                                   Meu companheiro inseparável é o Ministro de Diaconia João Sapateiro. Ele conhece todos os carreadores deste município. Conhece a história de muita gente e do nosso Município. Com ele tenho conhecido muitas coisas interessantes dessa terra. Muitas coisas tenho aprendido com ele. Foi com ele que conheci a Capela do Profeta João Maria ali na comunidade do Barro Preto. Essa Capela é muito antiga e está abandonada no meio do capim, numa reserva de mato, na cabeceira de um corregozinho. Uma vez, paramos a viagem e entramos dentro dela. Fizemos umas preces para o Peregrino João Maria.

                                                                   João Maria é conhecido como Profeta ou Monge. Não há muita informação segura sobre ele, mas acredita-se que ele seja de origem italiana e que peregrinava a pé entre São Paulo e Rio Grande do Sul. Conta-se que ele passava por Ivaiporã, e que tinha sua cabana bem humilde no encontro da água do Milagre e Pindaúva. Possivelmente a Água do milagre tenha esse nome devido as curas que o Monge fazia no local. Na pouca literatura que temos sobre ele, sabemos que era um homem de muita fé, que pregava a doutrina fiel. E que realizava milagres.
                                                                   Não temos muita informação sobre a vida deste Monge. Mas, o fato de ser desapegado e peregrino, faz nos lembrar do que disse Jesus Cristo sobre desapego até da família e sobre não ter onde reclinar a cabeça. (Mt 8,18-22). De fato pra seguir a Jesus, devemos desapegar de tudo, especialmente dos laços familiares e dos confortos econômicos. Claro que nem sempre precisa ser tão radical como o referido Monge. Podemos fazer isso, nas nossas próprias comunidades, em nossa família, em nossa casa, em nossa cidade , em nossa rua...  Mas também é empolgante, a vocação de deixar tudo, e ir para o mundo e pregar o Evangelho a toda a criatura.
                                                                    Nos dias atuais, onde a ciência e a técnica oferecem muito conforto, temos uma tentação permanente, de aproveitar os prazeres que são oferecidos. Por isso o apelo de Jesus se torna mais pertinente. Devido a esses apelos do prazer temporal. Torna-se cada vez mais excassa a Vocação Missionária. Então, é urgente um trabalho vocacional melhor. Trabalhar e rezar pelas vocações. A ordem de Jesus continua valendo até hoje: "Peçam ao Dono da Colheita que mande trabalhadores para Sua Obra. (Mt 9, 38). Nesse sentido eu continuo pedindo pra rezarmos juntos e trabalharmos unidos...
ORAÇÃO:
Ó Deus! Pai de Poder!

Pelo Vosso Poder Infinito!

- Chamai muitos e santos operários para Vossa Messe!

- Capacitai-nos para Vossa Santa Missão!

- Fazei-nos desapegados dos valores temporais!

- Fortificai-nos na oração a fim de continuarmos o Vosso Serviço!

- Aceitai nossa louvação pelos missionários de ontem e de hoje.....

                                                                                               AMÉM!