Este é o mais novo instrumento de Evangelização e comunicação da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Entre e fique a vontade. Que Deus e Nossa Senhora das Dores vos abençoe.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

ATENÇÃO

CONHEÇA O NOVO SITE DA PARÓQUIA, ONDE SERÃO PUBLICADAS AS MENSAGENS DO PADRE NATALÍCIO. CLIQUE EM www.nsenhoradasdores.org.br VEJA AS ORAÇÕES E NOS DEIXEM SEU RECADO.

Mensagem diária do Padre Natalício - Sábado - 04/08/2012

SÁBADO
  
 * Hoje, comemoramos o Dia do Padre! Agradeço a oração de todos e parabenizo aos meus colegas Padres! QUE DEUS NOS ABENÇOE!
* Agradeço a todos que passaram na Igreja ontem para receber uma Benção! Também a todos os cooperadores da Rádio Estrela! DEUS ABENÇOE!
* Nesta noite, estarei celebrando na Diaconia do Carquejo, dando início as festividades em Louvor à São Sebastião. A Festa será hoje e amanhã.
* Amanhã pregarei Retiro para Ministros de Eucaristia, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Apucarana. Façam suas orações por esta Obra!
* Neste domingo, a partir das 5 hrs da manhã, estarei fazendo a programação da Rádio Estrela. Música boa em preparação da Santa Missa às 8 hrs.
* Vamos nos organizar para que nossa Festa da Padroeira seja ainda melhor este ano! A Comunidade unida fará a diferença! JUNTOS SOMOS MAIS!

                                     
 

 
"O CARONEIRO DÁ CARONA" (Jr 26,11-16.24).
Pe. Natalício

 
                                                                              Certa vez, ao voltar de uma comunidade rural onde rezei Missa, dei carona para umas pessoas. Era gente simples e muito pobre. Não usava roupas novas e nenhum perfume. Havia até um cheiro forte de suor. Quando aquelas pessoas desceram, o carro ficou com aquele cheiro forte de azêdo... Fiquei emocionado com o sofrimento daquelas pessoas e recordei o meu tempo de caroneiro. Na fase estudantil, quantas viagens eu fiz de carona. No meu tempo de roceiro, morando no interior de Ivaiporã, foram tantas, que não saberia enumerar! Naquelas estradas poeirentas cheias de subidas e descidas, carregando algumas "compras", enfrentando o calor do dia, uma carona era muito bem vinda...
                                                                              Uma das últimas que peguei foi de Jacutinga até Apucarana. Era um caminhão carregado de sacas de feijão. Em Jacutinga havia um comprador de cereais chamado Moreira. Constantemente mandava uma carga de feijão para Apucarana. Era o começo do ano de 1977. Tinha passado o final de ano ajudando na Paróquia de Jacutinga. Devia organizar meu ano letivo, tinha ir para o Seminário! Como não consegui dinheiro para o ônibus, fui de carona. Não me lembro o nome do motorista do caminhão. Mas devem ter sido várias horas de viagem. Nâo havia asfalto. Rodovia asfaltada era somente até Mauá da Serra ou Jandaia do Sul...
                                                                                Hoje, quando dou carona pra alguém fico a refletir sobre isso. O caroneiro agora dá carona. Ainda bem. Muitas vezes, essas coisas acontecem! São as duas faces da moeda. São as viradas da história! Jeremias teve uma situação parecida. Os profetas e sacerdotes o levaram diante dos chefes do povo dizendo: 'Este homem foi julgado réu de morte,porque profetizou contra esta cidade,como ouvistes com vossos ouvidos'. O profeta já tinha sido julgado réu de morte. Mas o Homem de Deus não intimidou. Ali, diante dos chefes, comunicou integralmente a Palavra de Deus:
                                                                               'O Senhor incumbiu-me de profetizarpara esta casa e para esta cidade através de todas as palavras que ouvistes.Agora, portanto, tratai de emendar a vossa vida e as obras,ouvi a voz do Senhor, vosso Deus,que ele voltará atrásda decisão que tomou contra vós... Jeremias é firme, persistente e não "engole" as palavras. É fiel ao Deus de Israel. Mas também é humilde e coloca-se nas mãos dos chefes: "Eu estou aqui, em vossas mãos,fazei de mim o que vos parecer conveniente e justo. Mas ficai sabendo que, se me derdes a morte,tereis derramado sangue inocente contra vós mesmose contra esta cidade e seus habitantes,pois em verdade o Senhor enviou-me a vóspara falar tudo isso a vossos ouvidos'...
                                                                                Depois das palavras fortes e firmes de Jeremias e perante sua atitude de humildade, sua situação fui revertida: "Os chefes e o povo em geral disseram aos sacerdotes e profetas: 'Este homem não merece ser condenado à morte; ele falou-nos em nome do Senhor, nosso Deus.' Jeremias passou a ter proteção de Aicam, filho de Safã, para não cair nas mãos do povo e evitar ser morto" (Jr 26,11-16.24). Aquele que era "réu de morte" agora tem um guarda para proteger sua vida. Viver ou morrer... Todo profeta sabe que sua vida está nas mãos de Deus e sabe que Ele tem o controle. Não deve ficar desesperado. Todos nós devemos ter essa confiança em Deus para vivermos em paz. Vivendo ou morrendo... O importante é estar com Deus! Creio nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO:

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que os poderes desse mundo anulem Vossa Palavra!
- Dai-nos a graça da conversão perante a pregação dos Profetas!
- Anulai as perseguições dos maldosos contra os Vossos Mensageiros!
- Fazei-nos sempre confiantes em Vossas Santas Promessas!
- Recebei nossa gratidão por terdes protegido a vida do Profeta Jeremias...
                                                                                                             AMÉM!

Mensagem diária do Padre Natalício - Sexta-feira - 03/08/2012

SEXTA-FEIRA
 
WWW.NSENHORADASDORES.ORG.BR Acessem e nos deixem seus recados

* Amanhã, comemora-se o Dia do Padre. "Padre significa 'PAI', assim como o pai cuida de seus filhos, o Padre cuida daqueles que participam de sua Paróquia.
* Hoje estarei o dia todo dando Bençãos e atendendo na Igreja. Iniciaremos com a Missa às 6 hrs da manhã. Passe por lá!
* Faça também o acerto do carnê da Rádio, comigo ou com a Elza. Continue colaborando! Rádio Comunitária é de todos nós! (www.estreladamanhafm.com)
* Neste Sábado acontecerá a "Hora da Família" às 20 hrs, na igreja. Venha rezar pela sua e por todas as Famílias! "ABENÇOA SENHOR AS FAMÍLIAS, AMÉM!"
* Domingo, estarei pregando Retiro para Ministros de Eucaristia, em Apucarana na Paróquia N. S. Aparecida, do Padre Xisto. Façam orações...
* Também neste sábado e domingo, acontece a festa em louvor a São Sebastião, na Diaconia do Carquejo. Estarei celebrando com meu povo!

                      

                                                          

"RASGUE A BÍBLIA" (Jr 26,1-9)
Pe. Natalício
                                                                Certa vez, numa palestra sobre o Dízimo, falei uma frase muito forte e fui criticado por isso. Eu afirmei o seguinte: Quem não aceita as orientações do Dízimo devia então rasgar sua Bíblia, pois ali está bem clara a Vontade de DEUS sobre o tema. Algumas pessoas me criticaram tanto por causa disso... Claro que foi uma palavra forte! Mas Jesus também fez isso. Quando afirmou: "Se teu olho te fizer tropeçar, arranca-o, e lança-o de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que tendo dois olhos, e ser lançado no inferno" (Mt 18,9).
                                                                Claro que Jesus nunca quis que alguém tivesse que arrancar os olhos. Jesus pensava bem ao contrário. Tanto é que curou muita gente cega. Seu desejo é que as pessoas tenham vida e vida em abundância (Jo 10, 10). Jesus sempre agiu em favor da saúde das pessoas. Fez falar! Fez ouvir! Fez andar... Quando usava essa linguagem pesada era pra acordar os ouvintes e provocar reações. Quando Jesus disse que Cafarnaum seria jogada no inferno estava lançando um desafio para que acontecesse a reação e a conversão. Em alguns casos o efeito esperado aconteceu. Mas em outros, preferiram ficar contra o Mestre.
                                                                 Com o Profeta Jeremias foi a mesma coisa. O Senhor Deus ordenara-lhe que fosse no Átrio da Casa do Senhor e fizesse uma pregação forte até com ameaças: "Se não vos dispuserdes a viver segundo a lei que vos dei, a escutar as palavras dos meus servos, os profetas,que eu vos tenho enviado com solicitudee para vossa orientação,e que vós não tendes escutado,farei desta casa uma segunda Siloe farei desta uma cidade amaldiçoadapor todos os povos da terra'"... Essa palavra foi pesada para os habitantes de Jerusalém. Mas provocou uma forte reação. 
                                                                 "Os sacerdotes e profetas, e todo o povo presenteouviram Jeremias dizer estas palavrasna casa do Senhor.Quando Jeremias acabou de dizer tudo e que o Senhor lhe ordenara que falasse a todo o povo, prenderam-no os sacerdotes, os profetas e o povo, dizendo: Este homem tem que morrer! Por que dizes, em nome do Senhor, a profecia: - 'Esta casa será como Silo, e esta cidade será devastada e vazia de habitantes?`' Todo o povo juntou-se contra Jeremias na casa do Senhor"(Jr 26,1-9). Jeremias, como todos os profetas autênticos sofrem perseguição mas não podem desprezar a Santa Palavra...
                                                                  Diante das ameaças e perseguições muitos de nós temos a tentação de fugir da missão, deturpar a Palavra ou diminuí-la. Por medo ou por vergonha ou por outros interesses pregam outra mensagem diferente e até contrária às ordens do Senhor. Os profetas atuais devem aprender com o testemunho de Jeremias. Não devemos ter medo da verdade. Ela sempre nos libertará. Deus não abandona seus servos fiéis. Basta conferir a vida dos Santos e Santas. Podem ter muitos sofrimentos e até perderem a vida. Mas a vitória verdadeira não perdem! Creio nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA...
 


ORAÇÃO:
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Dai-nos a Palavra Certa, na hora certa e pra pessoa certa!
- Não permitas que deturpemos Vossa Santa Palavra!
- Fazei-nos fiés às Vossas Ordens!
- Libertai-nos do medo das perseguições!
- Acolhei nossa eterna gratidão por confiardes Vossa Palavra a nós...
                                                                                                 AMÉM!  

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Mensagem diária do Padre Natalício - Quinta-feira - 02/08/2012


QUINTA-FEIRA
 
* Acessem www.nsenhoradasdores.org.br
* Amanhã estarei na Igreja dando Bençãos, desde as 6 hrs da manhã, com a primeira Missa. Também teremos Missa às 15 hrs e às 19 e 30 hrs.
* Você poderá fazer o acerto do carnê da Rádio, comigo ou com a Elza. Continue colaborando! Rádio Comunitária é de todos nós! (www.estreladamanhafm.com)
* Neste sábado acontecerá a "Hora da Família" às 20 hrs, na igreja. Venha rezar pela sua e por todas as Famílias! "ABENÇOA SENHOR AS FAMÍLIAS, AMÉM!"
* Domingo, estarei pregando Retiro para Ministros de Eucaristia, em Apucarana na Paróquia N. S. Aparecida  do Padre Xisto. Façam orações...
* Também neste sábado e domingo, acontece a festa em louvor a São Sebastião, na Diaconia do Carquejo. Estarei celebrando com meu povo!
* Estamos preparando a edição do meu primeiro Livro. Será de poemas sobre o Evangelho que escrevo para os Sites e Blogs. Aguardem...

       


 
"ESPERANÇA CONTRA A DEPRESSÃO" (Jr 18,1-6)
Pe. Natalício
 
 
                                                                 Um dos escritores modernos, cujo livros gosto de ler é Augusto Cury. Entre os tantos, destaco "NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS". Só o título já diz tudo. O conteúdo é maravilhoso e revela o que penso. Aliás, faz alguns anos que rimei vários versos com esta frase: "SONHAR É PRECISO". Quer dizer que devemos sempre alimentar alguma esperança. É preciso ter esperança. Se não tivermos esperança a vida perde o sentido. Uma das fontes da depressão é a perda da esperança. Cultivar esperança é uma maneira prática para combatê-la. As esperanças podem ser pequenas, médias ou grandes. Mas todas são importantes.
                                                                  A frase "SONHAR É PRECISO" tornou-se tão importante pra mim que fiz um pedido à minha mãe: Bordá-la numa toalha. Isso foi feito com muito carinho. Minha mãe gosta muito de bordados. Agora que não trabalha mais na roça e está aposentada, fica sempre bordando alguma coisa. Passa horas e horas sentada no sofá, ouvindo e vendo programas religiosos e bordando. Já bordou toalha pra família toda. Só pra mim foram várias. Tem que ter uma paciência enorme. Por algumas vezes vi mamãe desmanchando um bordado quase pronto e fazer tudo de novo. Algo não deu certo e, então, teve de recomeçar...
                                                                   Ao ler o livro do Profeta Jeremias encontramos um fato parecido. O Profeta vai até a casa do fazedor de vaso e observa o seu trabalho. Percebe que quando a obra não dá certo o artista recomeça tudo de novo."Fui à casa do oleiro,e eis que ele estava trabalhando ao torno;quando o vaso que moldava com barrose avariava em suas mãos,ei-lo de novo a fazer com esse material um outro vaso,conforme melhor lhe parecesse aos olhos.". O Homem de Deus compara esse processo de fazer vaso com a obra de Deus que vai moldando o seu povo: "Fez-se em mim a palavra do Senhor:'Acaso não posso fazer convosco como este oleiro,casa de Israel? diz o Senhor.Como é o barro na mão do oleiro,assim sois vós em minha mão, casa de Israel" (Jr 18,1-6).
                                                                    Dia desse estava ouvindo uma música do CD do Sérgio Pizzaia sobre o Vaso e fiquei a meditar sobre essa obra do Oleiro Eterno. O povo e cada ser humano é um vaso novo do Criador. Ele é Fiel e Persistente. Tem paciência na confecção da obra. Devemos ter a humildade de aceitar Sua Ação em nós. Feliz é quem permite que Deus aja em sua formação. Quem assim se comporta, chega a perfeição! Por outro lado, é bom lembrar que todo educador deve ter a paciência de Deus na formação das futuras gerações. Quantas vezes devo ensinar algo para alguém? Poderíamos responder como Jesus falando sobre o perdão: Devemos ensinar setenta vezes sete. Não devemos nos cansar de ensinar!
                                                                      O processo educativo divino deve ser constante e solidário. Devemos ensinar e aprender sempre! É um processo integrado. Ensinamos e aprendemos ao mesmo tempo. A Igreja é uma grande olaria de Deus. Em cada encontro do Cursilho, do ECC, do Cristma, da Catequese ou outros Movimentos, Serviço ou Pastoral acontece uma grande obra de artesanato. Somos os servos do Grande Artista. O mundo vai ficar muito mais lindo com tantos vasos maravilhosos! Para isso a solidariedade é muito importante. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO:   
   
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos vasos quebrados!
- Dai-nos humildade para sermos moldados por Vossa Graça!
- Fazei-nos perseverantes no processo educativo!
- Aumentai em nós a solidariedade para o crescimento comunitário!
- Acolhei nossos louvores pela Vossa Ação Santificadora em nós...
                                                                                                 AMÉM!

terça-feira, 31 de julho de 2012

Mensagem diária do Padre Natalício - Quarta-feira - 01/08/2012


QUARTA-FEIRA
 
Acessem WWW.NSENHORADASDORES.ORG.BR o novo site de nossa Paróquia!
  
* Hoje tem Missa das Bençãos, às 15 hrs. A partir das 18 hrs estarei fazendo a "Oração da Tarde" na Rádio Estrela. Participe, ligue (43) 3428 1033
* Depois de amanhã, passe na Igreja para receber uma Benção! Estarei lá o dia todo! Teremos 3 Missas: 06 hrs, 15 hrs e 19 e 30 hrs.
* Você poderá fazer o acerto do carnê da Rádio, comigo ou com a Elza. Continue colaborando! Rádio Comunitária é de todos nós! (ww.estreladamanhafm.com)
* Neste Sábado acontecerá a "Hora da Família" às 20 hrs, na igreja. Venha rezar pela sua e por todas as Famílias! "ABENÇOA SENHOR AS FAMÍLIAS, AMÉM!"
* No domingo dedicado aos Pais, rezarei Missa na matriz e depois, no Mutirão. Em seguida teremos um delicioso almoço, adquira o seu ingresso...
* Estamos nos preparando para a visita de Dom Celso Antonio, nosso Bispo Diocesano em nossa Paróquia e nas Diaconias! (dias: 16, 17 e 18/08)
 
    
 
 
"RIACHO ENGANADOR" (Jr 15,10.16-21)
Pe. Natalício
  
                                                                               Quando eu era criança, no sertão de Minas Gerais, na terra onde nasci, frequentava, com minha família, a Capela São Miguel. O Bairro, até hoje, chama-se RAIZ. É uma área plana, gramada e rodeada de morros onde foi construido um cemitério, uma capela, a casa para atendimento do Padre, algumas  residências, em volta, uma ou outra casa de "secos e molhados" e uma escolinha. O Padre ia rezar missa alí de vez em quando. Ao menos uma vez por ano, no tempo da Páscoa. Era uma alegria muito grande! Papai no cavalo com as crianças menores e os maiores iam à pé...
                                                                                Mas haviam umas coisas de que eu não gostava. Era muito ruim andar descalço nas pedras (cascalho) das estradas. Não podia comprar calçados. Também era muito chato ver as barracas de doces, balas, bolachas e refrigerantes e ter que voltar pra casa com fome. A gente não tinha dinheiro para comprar aquelas coisas gostosas. Também não havia água boa pra matar a sede. Antes de chegar na capela havia um córrego, mas a água era muito poluida. Do outro lado havia outro córrego, mas a água era salobra. Então voltávamos pra casa com fome, com sede e com os pés doendo de pisar no cascalho quente pelo sol do meio dia, pois as missas eram sempre de manhã.
                                                                                  Mas tudo aquilo ainda era pouco diante do sofrimeto que poderia acontecer se ficássemos sem Deus. A vida sem a Graça de Deus é como uma miragem. Como um riacho sem água.  O Profeta Jeremias nos lembra disso. Ele estava passando por uma angústia terrível e pensava que Deus o havia abandonado. Então afirmou o seguinte: "Por que não tem fim a minha dor, e não cicatriza a minha chaga, rebelde ao tratamento? Ai! Sereis para mim qual riacho enganador, fonte de água com que não se pode contar?" Grande engano do Profeta! Na verdade não é Deus que abandonou o Profeta. Deus nunca nos abandona. O que sempre acontece é o contrário. Nós é que nos afastamos Dele e O abandonamos para seguirmos nossos caprichos e vaidades..
                                                                                   Mas o Próprio Deus que é sempre Fiel deu orientações sobre o que o Profeta devia fazer: "Se voltares, farei de ti o servo que está a meu serviço. Se apartares o precioso do que é vil serás como a minha boca"... Além de dar orientações, também fez promessas: "Erguerei ante esse povo, sólida muralha como o bronze. Será atacada, mas não conseguirão vencê-la, pois estarei a teu lado para proteger-te e te livrar - oráculo do Senhor. Arrebatar-te-ei da mão dos maus e te libertarei do poder dos violentos" (Jr 15,10.16-21). Este é o nosso Deus que criou o céu e a terra. Que Poder...
                                                                                    Temos que testemunhar este Amor infinito por todos os cantos do mundo. Vamos fazer isso. Devemos mostrar para o mundo que Deus não abandona seus filhos e filhas. Bem ao contrário. Quando achamos que Ele nos abandonou, ele nos carrega no colo. Lembro-me do poema que virou canção, "RASTROS NA AREIA". Fala de uma pessoa revisando sua vida, como se fosse um filme, onde Jesus caminhava com ele na areia da praia. O Mestre havia prometido que estaria com ele em todos os momentos. Mas, percebeu que nas passagens mais difíceis da sua vida, só havia um par de rastros na areia. Pensou que o Senhor o teria abandonado! Enganou-se! Os rastros eram de Jesus que o carregava no colo nos momentos mais difíceis! Deus não nos abandona nunca! Creio nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA!
 
 
  
ORAÇÃO:
 
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que abandonemos o Vosso Amor!
- Fazei-nos entender que o Vosso Amor é fiél e sem fim!
- Ajudai-nos a sempre voltarmos para Vós!
- Dai-nos sabedoria para distinguirmos o que é importante do que é banal!
- Recebei nossa sincera homenagem por nos Amares Eternamente!
                                                                                                           AMÉM! 
 

Mensagem diária do Padre Natalício - Terça-feira - 31/07/2012


TERÇA-FEIRA

* Amanhã inicia o mês de agosto, mês das Vocações. Estamos implantando o Serviço de Animação Vocacional em nossa Paróquia. Façamos orações!
* Sexta-feira, estarei o dia todo atendendo e dando Bençãos, aqui na igreja! Teremos 3 Missas: às 6 hrs, 15 hrs e 19 e 30 hrs. Passe lá!
* Estaremos recebendo a cooperação dos carnês, da nossa Rádio Comunitária! Seja fiél! A Rádio é de todos e precisa de sua ajuda!
* No próximo sábado, dia 4 de agosto, teremos a "HORA DA FAMÍLIA" na igreja aqui em Marilândia do Sul. Participe. Às 19:30hs.
* Neste dia 4 e 5 de agosto, acontecerá a festa em louvor a São Sebastião, na Diaconia do Carquejo. Estarei celebrando com nosso povo!
* Seja também um divulgador da Palavra! Divulgue nossos trabalhos nas Rádios e Mensagens nos Blogs e Sites!

                                    
                                                                              
"MORRER OU PASSAR FOME? O QUE É PIOR?" (Jr 14,17-22).
Pe. Natalício

                                                                                   Graças Deus, nunca presenciei uma guerra sangrenta e gente morta por todos os lados. Tenho visto vários filmes sobre o assunto e não gosto. Muita gente viu o filme de Joana D'arc e deve ter sentido o terror da guerra. Espadas cortando cabeças de seres humanos como se fosse nada. Esse é só um exemplo dos horrores da guerra. Mas se pegar outros dos tempos da Primeira ou Segunda Guerrra Mundial ficaremos assustados. Há uma música sertaneja antiga de Valderi e Misael, cujo nome é "Olho de vidro" que reflete muito bem esse sentimento. Imaginem uma criança ainda viva no meio de tantos cadáveres? A coitadinha pedia socorro para o comandante da Exército Alemão. Queria viver... Vale a pena ouvir e meditar....
                                                                                   É claro que não temos, no Brasil, uma guerra desse tipo. Mas há uma guerra silenciosa provocando tantas mortes, fome e miséria. Basta ver as estatísticas! Quantas mortes no trânsito! Quantas mortes em assaltos e roubos! E agora, é com tristeza, que notamos muitas chacinas nas escolas, nos lugares públicos, nas ruas... Pessoas não identificadas passam e atiram contra grupos de pessoas matando a troco de nada. Claro que nada justifica o massacre... Vai criando um medo enorme nas pessoas. Onde estamos em segurança? Nas cidades? Antigamente se dizia que no meio rural se tinha mais tranquilidade...
                                                                                   Mas hoje, também alí não há segurança. No sítio ou na cidade, vivemos período de muita angústia! Quantas lágrimas são derramadas! Quantas famílias enlutadas! Quantas vidas ceifadas ainda no seu alvorecer! O Profeta Jeremias também faz um questionamento sobre as causas destes acontecimentos: "Acaso terás rejeitado Judá inteiramente, ou te desgostaste deveras de Sião? Por que, então, nos feriste tanto que não há meio para nos curarmos?" Tambem viveu uma situação assim quando a cidade de Jesursalém foi envadida e destruída. Ele fala dos cadáveres nos campos e de fome na cidade.
                                                                                  Isso faz a gente perguntar sobre o que é pior: morrer ou passar fome? O Profeta fala ainda de seus olhos que choram com essa enorme dor. Mas, também fala das causas fundamentais dessa calamidade: "Esperávamos a paz, e não veio a felicidade; contávamos com o tempo de cura, e não nos restou senão consternação. Reconhecemos, Senhor, a nossa impiedade, os pecados de nossos pais, porque todos pecamos contra ti "(Jr 14,17-22). É muito importante reconhecer que o pecado é causador de todas as nossas dores e sofrimentos. Sofremos até pelos pecados dos nossos antepassados. Mas corremos o risco de ser causa de sofrimento para as gerações futuras. Por isso devemos nos proteger contra as forças do mal que nos levam ao pecado.
                                                                                   Jeremias não perdeu a confiança na Misericórdia do Pai e conversa com Ele: "Por teu nome, não nos faças sofrer a vergonha suprema de levarmos a desonra ao trono de tua glória; lembra-te, não quebres a tua aliança conosco. Acaso existem entre os ídolos dos povos os que podem fazer chover? Acaso podem os céus mandar-nos as águas? Não és tu o Senhor, nosso Deus, que estamos esperando? Tu realizas todas essas coisas". É verdade que sofremos muitas calamidades. Mas é verdade também que temos um Deus Misericordioso! A Igreja deve motivar o povo para a conversão e incentivá-lo para confiar mais na Misericórdia e Fidelidade do Pai Eterno. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...

 

ORAÇÃO:
  
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que fiquemos acomodados diante da dor do povo!
- Libertai-nos de toda forma de idolatria!
- Fortalecei nossos compromissos com Vossa Santa Aliança!
- Ajudai-nos a manter a Fidelidade e a Confiança do Vosso Povo!
- Acolhei nossos louvores pela Vossa Aliança Eterna...
                                                                                                     AMÉM!

domingo, 29 de julho de 2012

Mensagem diária do Padre Natalício - Segunda-feira - 30/07/2012


SEGUNDA-FEIRA
 
* No próximo sábado, dia 4 de agosto, teremos a "HORA DA FAMÍLIA" na igreja aqui em Marilândia do Sul. Participe. Às 19:30hs.
* Sexta-feira, estarei o dia todo atendendo e dando Bençãos, aqui na igreja! Teremos 3 Missas: às 6 hrs, 15 hrs e 19 e 30 hrs. Passe lá!
* Neste dia 4 e 5 de agosto, acontecerá a festa em louvor a São Sebastião, na Diaconia do Carquejo. Estarei celebrando com nosso povo!
* No domingo dedicado aos Pais, rezarei Missa na matriz e depois, no Mutirão. Em seguida teremos um delicioso almoço, adquira o seu ingresso!
* Estamos nos preparando para a visita de Dom Celso Antonio, nosso Bispo Diocesano em nossa Paróquia e nas Diaconias! (dias: 16, 17 e 18/08)

                                  
 
"CINTURÃO PODRE" (Jr 13,1-11)
Pe.Natalício
 
                                                                                Em tempos de Olimpíadas, podemos acompanhar várias modalidades esportivas. O mundo inteiro se volta para a localidade onde acontecem as disputas. Alí, entre tantas modalidades, tem uma meio esquisita e bastante violenta; o "Boxe". Fala-se da disputa do Cinturão de Ouro. Por esse cinturão de ouro se fazem loucuras! Bate ou apanha pra valer! Deve ter um grande valor esse cinturão! Por falar em cinturão, lembro-me de muitas histórias! Quem visita a terra de rodeio, sabe da importância de um cinturão! Cawboy e Calgirl usam os cinturões mais estravagantes! Mas aquilo faz parte da cultura. Os rapazes e as moças, naquele clima, procuram usar também os seus cintos mais sofisticados possíveis.
                                                                               Por outro lado, os peões precisam também de um cinturão forte que possa resistir a montaria. Tudo isso me faz lembrar das primeiras vezes que usei uma calça com cinta. Quando criança, usávamos calças de suspensório! Deixar as roupas de criança e usar roupas de homem adulto era muito bom. Aquilo foi uma alegria enorme! Mas a Bíblia também fala de cinto fazendo parábola. No Livro do Profeta Jeremias, podemos acompanhar uma. O Senhor Deus pede para o profeta ir à margem do rio e esconder o cinto sem molhar. Tempos depois, o Senhor manda o profeta buscar o tal cinto; mas o cinto estava podre!
                                                                                 O profeta ficou assustado e o Senhor Deus explicou a causa: "Assim farei apodrecer a grande soberba de Judá e de Jerusalém; este povo perverso, que se recusa a ouvir minhas palavras, convive com a maldade no coração, e vai atrás de deuses estrangeiros, prestando-lhes culto e prostrando-se diante deles será como este cinto que não serve mais para nada. Pois assim como o cinto se une à cintura do homem, assim quis eu que toda a casa de Israel e toda a casa de Judá se unissem a mim, diz o Senhor, para ser meu povo, honra do meu nome, louvor e glória. Mas não ouviram” (Jr 13,1-11).
                                                                                  Essa mensagem do Pai Eterno continua sendo atual ainda hoje. Quem vive atrás de ídolos, terá um futuro como o cinto podre. Mas, podemos perceber que há muitos ídolos seduzindo o nosso povo! E tem muita gente caindo nesta armadilha! E não estou falando de imagens e esculturas. Esses objetos são mortos e não tem tanto poder sobre a mente das pessoas. Os piores ídolos do nosso tempo são: a riqueza. o poder e o prazer! Tudo isso alimentado pelo dinheiro. Portanto o dinheiro se tornou uma grande isca dos ídolos modernos. Através dele, os ídolos, vão arrastando multidões!
                                                                                   Diante disso, torna-se mais urgente a Missão da Igreja que, como o Profeta Jeremias deve anunciar e denunciar! Não podemos permitir que o povo amado por Deus siga deuses pagãos. Devemos anunciar a proposta de Deus em nosso favor: "Assim como o cinto se une à cintura do homem, assim quis eu que toda a casa de Israel e toda a casa de Judá se unissem a mim, diz o Senhor, para ser meu povo, honra do meu nome, louvor e glória". Devemos despertar no povo o desejo de ser o Povo de Deus e obedecê-lo para sua honra e glória. Tô trabalhando pra isso! Prego isso! Creio nisso! E que ASSIM SEJA.....
 
 
 
ORAÇÃO:
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que haja desobediência em nós!
- Fazei-nos ouvir Vossas Santas orientações!
- Destrui toda maldade do nosso coração!
- Dai-nos a graça de ficarmos sempre unidos a Vós!
- Aceitai nossa gratidão por quererdes ficar junto de nós....
                                                                                             AMÉM!