Este é o mais novo instrumento de Evangelização e comunicação da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Entre e fique a vontade. Que Deus e Nossa Senhora das Dores vos abençoe.

sábado, 19 de maio de 2012

Mensagem diária do Padre Natalício - Sábado - 19/05/2012


SÁBADO

 
* Deus Abençõe a todos que já colaboram com a nossa Rádio Comunitária Estrela da Manhã. Seja você também colaborador! (43) 3428 1033
* Na próxima terça, Dia de Santa Rita, estarei em Lunardelli para as Confissões e Missa às 15 hrs. Organize sua romaria e venha celebrar também!
* Dias 25, 26 e 27 deste mês, acontecerá o 155º Cursilho Feminino Adulto em Apucarana. Serão plantadas muitas e boas sementes! Façam ALAVANCAS!
* Não esqueça que no dia 26, sábado, no Salão Paroquial aqui em Marilândia, teremos mais um delicioso "Jantar com Maria"! Reserve seu ingresso!
* Peço a todos muitas orações pelo meu 24° aniversário de Ordenação Sacerdotal, dia 29 de maio.
* Procurem pelo Jornal Pulsando em sua Paróquia. Lá tem uma poesia, que escrevi com muito carinho para todos que gostam de ler o Evangelho em rimas..
* Agradeço ao Aplíno, que cuida com muito carinho da nossa Web Rádio Senhoradasdores e, diariamente transmite minha mensagem "Vida e Esperança".

     

                                                                           
"FESTINHA NO BANCO DE TRÁS"  (At 18, 23-28)
www.radionovaera.com.br
 
                                                                  No começo do novo milênio, eu era Pároco na Paróquia Bom Jesus de Ivaiporã e fui escolhido como Assistente Eclesiástico Espiritual do ECC para o Regional Sul II. Por 4 anos eu e o casal Reginaldo e Maria Odete, visitamos todas as Dioceses do Paraná. Também participamos de várias reuniões do Conselho Nacional. Foram muitas viagens pelo Paraná e pelo Brasil. Reginaldo e Maia Odete é um casal de Arapongas pertencente a Paróquia Santíssima Trindade. Reginaldo teve formação espírita convertendo-se mais tarde ao se casar com Maria Odete. Esse casal fez o ECC em Jandaia do Sul. Era um Encontro clandestino. Não era reconhecido pelo Conselho Nacional. Maria Odete e Reginaldo fizeram na boa intenção. Não houve maldade. Não sabiam de nada!
                                                                  Depois que participou deste ECC, o casal se envolveu na Igreja mais ainda. Se envolveu nas atividades do ECC. Foi escolhido Casal Diocesano e depois Casal Regional. Quem poderia dizer que aquele casal do ECC clandestino pudesse ir tão longe!? Longe, não apenas em quilometragens, mas também no envolvimento com as coisas de Deus! Reginaldo e seu "Astra" azul, com placa especial encomendada para homenagear Maria Odete, (AMO), era nosso companheiro nas estradas missionárias. Quantas viagens para Curitiba, Foz do Iguaçú, Jacarézinho, Ponta Grossa, Paranavaí... Algumas viagens mais longas foram marcantes! Para Campo Grande e São José do Rio Preto por exemplo. fizemos outras viagens de avião e de ônibus.
                                                                Mas, gostoso mesmo era viajar de "Astra"! No banco da frente ia o casal que conversava a viagem inteira e o assunto principal eram os netos que estavam aguardando. No banco de trás viajava eu! Aproveitava para cochilar, pra fazer leituras, pra enviar torpedos no celular e fazer festinha com os lanches que a Maria Odete preparava com carinho! Era assim a festinha no banco de trás! Foi assim que a barriga cresceu e agora preciso fazer regime! Claro que aproveitávamos para rezar, preparar reuniões e planejar os trabalhos. A nossa convivência era tão boa que criamos uma amizade duradoura. Abençoei a casa da Regiane, do Rogério e do Reginaldo Filho e os netos vieram! Já são quatro e aguardam o quinto! E lá fui eu celebrar o batizado das crianças! Até hoje na casa de Reginaldo e Maria Odete tem um quarto reservado pra mim! É um quarto azul!
                                                                Padre Natalício, Reginaldo e Maria Odete tem algo em comum com Priscilla, Aquila e Apolo. O casal bíblico acolheu o Missionário e o ajudou (At 18, 23-28). O testemunho deste casal me fez pensar em muitos outros casais santos que acolhem missionários pelo mundo afora! Estive presente em quase todos os estados do Brasil a Serviço do ECC e sempre fui bem acolhido! Percebia o grande prazer em acolher-nos! É costume fazer uma troca de presentes! Era emocionante chegar numa cidade e aguardar a apresentação do casal hospedeiro. Como no tempo de Aquila , Priscila e Apolo, também hoje há muitas famílias hospitaleiras! Apesar de pensamentos contrários, acredito que o bem há de vencer! Creio nisso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
 
 
 
ORAÇÃO:
 
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Abençoai os casais em seu trabalho missionário!
- Fazei que a Missão do ECC seja mais conhecida e valorizada!
- Recompensai a hospitalidade dos casais do ECC.
- Despertai em muitos outros casais o sentimento da acolhida!
- Aceitai nossa gratidão pela Obra Missionária do ECC...
                                                                                                            AMÉM!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Mensagem diária do Padre Natalício - Sexta-feira - 18/05/2012


SEXTA-FEIRA
 

* Está chegando o inverno. Separe no seu guarda roupas tudo o que você não usa mais e doe a quem estiver passando frio.
* Dia 22 de maio, Dia de Santa Rita, estarei no Santuário em Lunardelli para as Confissões e Missa-Novena! Organizem as Romarias!
* Vem aí o 155º Cursilho Feminino Adulto em Apucarana! Será nos dias 25, 26 e 27 de maio! Façamos muitas ALAVANCAS!!!
* Nosso "Jantar com Maria" acontecerá dia 26 próximo! Terá deliciosa comida mineira...  Não percam! Adquiram seus ingressos!
* Peço orações a todos pelo meu 24º aniversário de Ordenação Sacerdotal, dia 29 de maio!
* Acesse o Site da Esperança FM, ouça e leia minhas mensagens... inclusive a mensagem "Vida e Esperança" diariamente. (www.esperancafm.com)

        
  
 
"CABEÇA RASPADA" (At 18,9-18)
 
                                                                                                                       
                                                                                        Durante o meu tempo de Seminário, quando estudei Psicologia, fiz uma trabalho sobre as crises da adolescência. Foi um trabalho simples, mas fiz algumas descobertas interessantes. Todas as pessoas neste período da vida têm crises violentas. A vida toda é marcada por crises. Todos vivemos a crise existencial. Estamos em constante mudança. Hoje não sou o que fui ontem. Estou em crise. Ainda bem, diziam os formadores do Seminário. Se tem crise é porque está crescendo. Está vivendo. Está se convertendo. Não ter crise é um péssimo sinal. Só no céu não teremos crises. Teremos chegados ao máximo da busca. A perfeição de vida... Mas o tempo da adolescência é muito complicado e perigoso. Neste período a pessoa quer e precisa da liberdade, mas não sabe como usar a liberdade. Não gosta de ter interferências na sua vida mas não tem experiências para resolver os desafios que são enormes.
                                                                                        É uma fase onde a pessoa ainda não é jovem, mas também já não é mais criança. Normalmente se sente marginalizado e revoltado. No meio das crianças não se sente bem. No meio dos adultos são rejeitados. Para as tarefas caseiras dizem que já são grandes. Para as festas e outras saidas, dizem que são crianças. É uma situação muito crítica... Normalmente, nesta fase, meninos e meninas trocam de aparência constantemente. Lembro-me do tempo em que deixei meus cabelos crescerem. Meu cabelo fica armado e chegou a ficar pra baixo dos ombros. Não tinha condições de fazer os cuidados necessários. Aquilo era horrível! Isso aconteceu antes de vir para o Seminário. No tempo de estudante aconteceram outras coisas. Fiquei barbudo. Tirei a barba e deixei o bigode. Era uma troca contínua de fisionomia! Nunca estava satisfeito com a aparência! No término da Filosofia, raspei todos os cabelos da cabeça. Fiquei irreconhecível!  Mas aquilo era apenas uma aposta com um colega.
                                                                                         Muitas pessoas deixam crescer o cabelo ou a barba devido a promessas.  A Igreja não recomenda esse tipo de coisa. Mas, mesmo assim muita gente ainda faz promessas. Tem cada uma absurda!  Mas a Bíblia fala de pessoas que fizeram promessas. Uma famosa foi a que fez Jefté (Jz 11,1 - 12,7). Também fez uma promessa e cortou os cabelos. Não sabemos mais detalhes sobre essa promessa. O que sabemos é que Paulo era irriquieto e não parava de pregar o Evangelho pelo mundo afora. Estava em Corinto e o Senhor conversou com ele: "'Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, porque eu estou contigo. Ninguém te porá a mão para fazer mal. Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence'.  Assim Paulo ficou um ano e meio entre eles, ensinando-lhes a Palavra de Deus."
                                                                                          Mas, "os judeus insurgiram-se em massa contra Paulo e levaram-no diante do tribunal, dizendo: 'Este homem induz o povo a adorar a Deus de modo contrário à Lei.' Paulo ia tomar a palavra, quando Galião falou aos judeus, dizendo: 'Judeus, se fosse por causa de um delito ou de uma ação criminosa, seria justo que eu atendesse a vossa queixa. Mas, como é questão de palavras, de nomes e da vossa Lei, tratai disso vós mesmos. Eu não quero ser juiz nessas coisas.' E Galião mandou-os sair do tribunal... Paulo permaneceu ainda vários dias em Corinto... Despedindo-se dos irmãos, embarcou para a Síria, em companhia de Priscila e Áquila. Em Cencréia, Paulo raspou a cabeça pois tinha feito uma promessa."(At 18, 9 - 18). Os desafios de Paulo são os nossos também. Não devemos desanimar. Devemos aproveitar até das dificuldades para evangelizar. Creio nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA.....


ORAÇÃO:
 
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Tornai-nos firmes na fé para não fazermos promessas!
- Fazei-nos cumpridores das promossas que viermos a fazer!
- Ajudai-nos a não perder tempo com coisas surpérfluas!
- Iluminai todas as pessoas que cruzarem nossos caminhos!
- Aceitai nossa gratidão pela atitude de Galião libertando o Apóstolo Paulo...
                                                                                                                               AMÉM!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Mensagem diária do Padre Natalício - Quinta-feira - 17/05/2012

QUINTA-FEIRA

 
* Dia 22 de maio, Dia de Santa Rita, estarei no Santuário em Lunardelli para as Confissões e Missa-Novena! Organizem as Romarias!
* Vem aí o 155º Cursilho Feminino Adulto em Apucarana! Será nos dias 25, 26 e 27 de maio! Façamos muitas ALAVANCAS!!!
* Nosso "Jantar com Maria" acontecerá dia 26 próximo! Terá deliciosa comida mineira...  Não percam! Adquiram seus ingressos!
* Peço orações a todos para meu 24º aniversário de Ordenação Sacerdotal, dia 29 de maio!
* Ouçam e divulguem o programa "Caminhando e Cantando" na Rádio Ubá, todos os domingos a partir das 5h30min da manhã. (890 AM)
* Agradeço a todas as Rádios que divulgam a mensagem "Vida e Esperança" diariamente. Obrigado a todos da Rádio Cambira FM. (www.cambirafm.com)

                                                     


"PADRE BORRACHEIRO" (At 18, 1-8)
 www.estreladamanhafm.com

A Vocação Missionária sempre me chamou a atenção. O ardor missionário sempre queimava no peito! Isso foi manifestado no meu tempo de criança, adolescência e juventude. Quando me envolvi com os Grupos de Vivência ou Igreja Base como eram chamados na época, o contato com a Bíblia me empolgou mais ainda. Comecei a conhecer as músicas do Padre Zézinho e aprendi algumas delas. "Cidadão do Infinito" e "Balada por um Reino" eram as que eu mais cantava. Essas músicas expressam o ideal de alguém que deixa tudo para servir o Reino de Deus! No meu tempo de Seminário, por várias vezes realizei Obras Missionárias nos Estágios Pastorais e também nas Pastorais de final de semana.
                                                                      Depois que fiquei Padre, tive possibilidade de praticar melhor esse chamado Missionário. Logo nos primeiros anos de Padre fui nomeado como Diretor Diocesano das pontifícias Obras Missionárias (POM). Recebia e distribuia o material do Mês Missionário, incentivei a oração do Terço pelos continentes (Terço Missionário) e fiz uma viagem especial na nossa Diocese Irmã em Cáceres no Mato Grosso. Na minha segunda Paróquia, Bom Jesus de Ivaiporã o trabalho continuou e tive o prazer de acolher na minha casa (Casa Paroquial) um Padre Holandês da Congregação de Missionários da África. Padre Fernando me ajudou muito na Paróquia e nos deu muitas orientações missionárias. Já havia trabalhado na África e queria voltar pra lá novamente! Como de fato voltou!
                                                                      Com este Padre Holandês, aprendi que a mobilidade missionária não é tão fácil como imaginamos. Aqui no Brasil onde predomina a fé cristã tudo é muito fácil. Mas em alguns países, onde Jesus não é conhecido, onde predominam outras doutrinas e até o politeísmo, essa mobilização é muito complicada. Os governos não permitem a entrada de missionários, só pelo fato de ser missionários. Para entrar nesses países, muitas vezes o Missionário ou Missionária tem que organizar uma estratégia. Se formar em alguma profissão para entrar nos países como voluntários para servir as comunidades pobres. Muitas vezes irmãs religiosas se formam em enfermagem e entram nesses países não como freiras mas como enfermeiras voluntárias. Muitos Padres também, acabam se formando em mecânica de automóveis, pedreiro ou carpinteiro para conseguir entrar num país em Missão!
                                                                       Ouvindo essas histórias, fiquei imaginando como seria a minha vida missionária num país estrangeiro. Cheguei a pensar em ser um Padre borracheiro. Iria aprender a remendar pneus e me ofercer como voluntário. Seria um Padre "borracheiro"! Iria trabalhar durante o dia e a noite iria visitar as pessoas numa conversa descontraída. No meu comportamento ao trocar um pneu, poderia estar falando da minha fé, da minha religião. Pensando assim, lembrei do Apóstolo Paulo que na cidade de Corinto, foi morar com Áquila e sua esposa Priscila, que tinha a mesma profissão, fazedor de tendas. "Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos. Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos. Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias".
                                                                      O testemunho de Paulo é como um convite missionário a todos nós! Não devemos medir esforços na Obra Missionária. Hoje nós temos muito mais conforto do naquela época. Os meios de comunicaçãos e transporte facilitam a Obra! O desenvolvimento psicológico e intelectual também ajuda muito! O Apóstolo Paulo depois sofreu resistência, mas não desistiu da missão. Foi pregar aos pagãos: "Eu não tenho culpa; de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos”. (At 18, 1-8). Como Paulo também devemos ter audácia, coragem e perseverança. Creio nisso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO:


Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Libertai-nos das burocracias contra a Missão!
- Não permitas que as leis dos governantes impeçam a implantação do Vosso Reino!
- Dai-nos audácia para vencer as fronteiras da Missão!
- Fortalecei os Missionários nas fronteiras de Missão!
- Recebei nossos louvores pela missão sem fronteira do Apóstolo Paulo...
                                                                                                                             AMÉM!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Mensagem diária do Padre Natalício - Quarta-feira - 16/05/2012

QUARTA-FEIRA

 
* Hoje dia de Missa das Bençãos, às 15 horas! Venha receber suas Bençãos!
* Próximo dia 22, Dia de Santa Rita, estarei no Santuário para as Confissões e Missa-Novena às 15 hrs.
* Teremos um delicioso "JANTAR COM MARIA". Comida Mineira com muito carinho, dia 26 de maio. Reserve seus ingressos!
* Acontecerá mais um Cursilho Feminino Adulto em Apucarana nos dias 25, 26 e 27 de maio. Façam ALAVANCAS!
* Dia 29 de maio, estarei completando 24 anos de Ordenação Sacerdotal. Rezem por mim!!!
* Estamos preparando a "Festa da Estrela". O segundo aniversário, dia 23 e 24 de junho. Colabore!!!
* Ouçam a mensagem "Vida e Esperança", em várias Rádios da região. Obrigado a todos da Rádio Nova Era! www.radionovaera.com.br
                                                               
           

                                            
"O PODER DO MICROFONE" (At 17,15.22 - 18,1)
 
 
                                                                         Durante alguns anos participei da Comissão Regional do Clero (CRC). Como representante do Clero da Diocese de Apucarana, tive a possibilidade de participar de muitos cursos, retiros e encontros. Por duas vezes participei do Encontro Nacional dos Presbíteros (ENP), na casa de encontro de Itaicí em Indaiatuba SP. Foi um tempo de boa troca de experiências. Conheci Padres de várias regiões do Brasil. Fizemos maravilhosa convivência. Pude perceber o grande sofrimento da Igreja no norte e nordeste do País. fiquei maravilhado em conhecer testemunhos maravilhosos de Padres, verdadeiros missionários! Pelas estradas e pelos rios, no meio do mato ou pelos cerrados. Também pude partilhar o enorme desafio de Evangelizar nos grandes centros urbanos. Senti a angústia de muitos colegas diante da modernidade e o grande desafio da identidade do Padre. Como ser Padre, segundo o projeto de Jesus Cristo na sociedade atual?
                                                                       Esse conflito acaba provocando cansaço, doenças e até desistência de muitos. Tive possibilidade de estar pessoalmente com alguns personagens bem conhecidos. Fiz Retiro com Dom Ivo Lorschaider, Dom Helder Câmara. Palestras com Pe. Zezinho, Pe. Marcelo Rossi, Pe. Reginaldo Manzotte. Aliás, esse último pertencia também à CRP representando o Clero de Curitiba. Lembro-me que havia críticas pesadas contra os padre midiáticos (aqueles que estavam sempre na mídia). Diziam do perigo de frequentarem os canais de televisão capitalistas e servidores do poder dominante e explorador. Seria justo o padre participar de programas que pregam doutrinas até anti-religiosas? O debate foi acirrado. Mas as conclusões foram interessantes. Recordamos o que aconteceu com o Apóstolo Paulo em Atenas. Alí havia um local chamado Areópago.
                                                                         Era um lugar público onde os filósofos pregavam suas doutrinas. Havia muitos ídolos e doutrinas pagãs. E foi alí, no meio deles, que o Apóstolo Missionário, fez uma grande pregação. Começou elogiando a religiosidadade d'aquela gente: "'Homens atenienses, em tudo eu vejo que vós sois extremamente religiosos. Com efeito, passando e observando os vossos lugares de culto, encontrei também um altar com esta inscrição: 'Ao Deus desconhecido'... O Homem de Deus aproveitou aquela oportunidade e falou do Deus de Jesus Cristo... "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas... De um só homem ele fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, tendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites de sua habitação...
                                                                          Deus, sem levar em conta os tempos da ignorância, agora anuncia aos homens que todos e em todo lugar se arrependam, pois ele estabeleceu um dia em que irá julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou, diante de todos, oferecendo uma garantia, ao ressuscitá-lo dos mortos.'" (At 17, 15.22 - 18,1). Pregar o Evangelho nas basílicas e catedrais é bem mais fácil. Pescar nos "pesque-pague" é uma delícia! O difícil é pescar em alto mar, nas margens dos rios com mosquitos, sipós, lama, pedreira e o risco de insetos venenosos. Mas é ali que o peixe mora. Pescar no "aquário" é como "chover no molhado". Jesus disse que veio para chamar pecadores e não os santos. Então como Ele e como Paulo e tantos outros Missionários, devemos levar o Evangelho onde ele ainda não chegou. Claro que devemos ter cuidado! Somos ovelhas no meio de lobos! Muitos deles tem "pele de ovelha"! Devemos ter cuidado para não sermos devorados! Mas a obra deve continuar. Muitos frutos virão. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
 
 
ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:

- Fazei-nos respeitar os dons que cada um recebeu!

- Dai-nos a ousadia para pregar o Evangelho em todos os ambientes!

- Não permitas que sejamos corrompidos pelas falsas doutrinas!

- Abençoai todos os meios de comunicação que estão a serviço do Evangelho!

- Aceitai nossa louvação pela ousadia missionária de São Paulo Apóstolo...

                                                                                                                                        AMÉM!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Mensagem diária do Padre Natalício - Terça-feira - 15/05/2012


TERÇA-FEIRA


* Hoje à noite, estarei presidindo Missa em Novo Itacolomi, abrindo o Tríduou da Festa do Frango e da Banana. Participem...
* Faltam poucos dias para nosso delicioso "Jantar com Maria"! Reserve o seu ingresso! Colabore com a realização do ECC.
* Dias 25, 26 e 27, será realizado mais um Cursilho Feminino Adulto em Apucarana! Façam ALAVANCAS!!!
* Próximo dia 27, participem da missa de Pentecostes, no Lagoão em Apucarana! Será a abertura do Triênio em preparação para o Jubileu de nossa Diocese.
* Vem aí a festa da Nossa Rádio Estrela da Manhã! Dias 23 e 24 de junho. Peço a colaboração de todos! Vamos fazer uma linda festa!!!
* Ouçam musica mensagens o tempo todo na Webrádio www.senhoradasdores.com. Também a transmissão das Missas de nossa Paróquia.
* Agradeço a todos que ouvem e divulgam a mensagem diária "Vida e Esperança". Obrigado a Rádio Nova AM de Apucarana. (www.radionovaam.com.br)

             
 
"JESUS NO TUNGUETE" (At 16,22-34)

                                                                                           Gosto muito de estar no meio do povo e ouvir suas históras. Muitas são pessoais e outras são antigas e fazem parte do folclore e da cultura popular. Tem muitas histórias do tempo que Jesus andava pelo mundo. Muitas delas envolvendo São Pedro. Devem ser tiradas do Evangelho Apócrifo do Apóstolo Pescador. Nessas histórias, ele sempre se dá mal. Entre tantas, uma de que gosto muito fala de uma noite em que os dois foram pousar numa casa de jogo. Já era tarde e os dois já estavam muito cansados. Não havia muitas moradias naquela região. Pedro, muito cansado, insistiu com Jesus para passar a noite ali. Jesus relutou que não era bom ficar naquele lugar de pecado. Mas diante de insistência de Pedro, decidiram ficar...
                                                                                           Foram bem acolhidos. Jantaram e foram dormir enquanto os jogadores se embriagavam pela noite afora. Jesus e Pedro dormiam na mesma cama que ficava encostada na parede. Jesus no canto e Pedro na beira da cama. Pelas altas horas da noite houve uma confusão no jogo e a casa estava perdendo demais. Muito prejuízo. Pensaram que fora azar trazido pelos viajantes. Resolveram então espancar um dos dois. Castigaram o que estava na beira da cama. Pedro levou muitas pancadas e ficou reclamando. Pediu então para trocar de lugar com Jesus. Trocaram e a jogatina continuou. Mas a situação continuava muito ruim. Só estava perdendo. Resolveram então castigar o visitante que estava no canto da cama. E Pedro apanhou de novo, pois tinha trocado de lugar com Jesus. Arrependeu-se demais por ter ficado naquela casa...
                                                                                            Essa história não está na Bíblia! Mas o Livro Sagrado fala de uma dupla que apanhou demais e foi preso pra cadeia. Alí no presídio, mesmo com os corpos feridos, cantavam e todos os presos puderam ouvir. O louvor foi tão forte que houve um terremoto e as portas da prisão se abriram. O carcereiro, pensando que todos tinham fugido, pegou na espada para tirar sua vida. Mas foi enterrompido por Paulo e Silas. A dupla estava ali. Não houve fuga. O carcereiro pegou uma tocha, entrou na prisão e se ajoelhou aos pés de Paulo e Silas. O carcereiro levou os dois para fora e queria saber como proceder para ser salvo. Depois das explicações, o homem da guarda levou a dupla de missionários para sua casa. Paulo e Silas foram muito bem recebidos: 
                                                                                            "Na mesma hora da noite, o carcereiro levou-os consigo para lavar as feridas causadas pelos açoites. E, imediatamente, foi batizado junto com todos os seus familiares. Depois fez Paulo e Silas subirem até sua casa, preparou-lhes um jantar e alegrou-se com todos os seus familiares por ter acreditado em Deus" (At 16, 22 - 34). Não sabemos o nome do tal carcereiro, mas foi salvo pelo testemunho dos dois discípulos. Enquanto alguns perseguem os seguidores de Jesus, outros acolhem carinhosamente. Fico imaginando como foi aquele jantar com aquela famiília! Deve ter sido emocionante! As orações e os hinos feitos no presídio tocaram o coração de Deus e os milagres aconteceram. Paulo e Silas, mesmo presos e feridos não perderam o equilibrio. É coisa de Deus! Creio nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA...
 


ORAÇÃO:

 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Dai-nos serenidade e calma para suportar os sofrimentos!
- Fazei-nos fortes para Vos louvar também na hora da dor!
- Continuai tocando o coração das pessoas pelo nosso testemunho!
- Santificai nossos atos para que mais gente possa se converter!
- Recebei nossa gratidão pelas conversões de ontem e de hoje...
                                                                                                                AMÉM!

domingo, 13 de maio de 2012

Mensagem diária do Padre Natalício - Segunda-feira - 14/05/2012

SEGUNDA-FEIRA
 
* Ontem celebramos o Dízimo em nossa Paróquia. DEUS SEJA LOUVADO! "O Dízimo é prova de nossa confiança em Deus".
* Próximo dia 22, Dia de Santa Rita, estarei atendendo no Santuário em Lunardelli para as Confissões e Missa-Novena. Organize sua Romaria!
* De 25 a 27 de maio, será realizado mais um Cursilho Feminino Adulto em Apucarana! Façamos muitas ALAVANCAS!!!
* No próximo dia 26, será nosso "Jantar com Maria"! Deliciosa comida mineira... Reserve já o seu ingresso. Renda revertida para realização do ECC.
* Venha passar um dia diferente! Participe dia 27 de maio, no Ginásio de Esportes Lagoão em Apucarana, da Missa de Pentecostes!
* Se você gosta de boa música e da PALAVRA mês a mês, ouça o programa "FONTE DE BENÇÃOS", Segunda à sexta das 9h30min às 11 hrs.
* Acesse: (www.jovenscursilhistas.blogspot.com) (www.geografiaeafins.blogspot.com) (www.berimbaunoticias.blogspot.com) ETC...  BOA LEITURA!!!

                            

 
"QUATORZE GRÃOS DE CAFÉ" (At 1, 15-17.20-26)
www.radionovaera.com.br
   

                                                                                                         Eu tinha 17 para 18 anos, morava na roça com meus pais e nunca tinha frequentado escola. Tinha pouca leitura, que aprendi com minha mãe, que também aprendeu com a mãe dela e que teve vida escolar. Minha vida era trabalhar na lida da terra, no cuidado com os animais e, nos domingos e dias santos, participar das atividades da igreja. Todos os domingos ajudava nas atividades da Diaconia Imaculada Conceição da Serrinha, pertencente a Paróquia de Jacutinga no município de Ivaiporã. Levava uma vida simples e pacata. Tinha vontade de ser padre, mas parecia algo muito difícil e até impossível. Não havia possibilidades. Aquilo era algo para além das nossas forças. Naquela fase da juventude, era normal sentir paixão por algumas garotas. Cheguei mesmo a planejar um namoro...
                                                                                                       Num sítio vizinho morava uma família amiga e a menina mais nova se chamava Natalina. Era muito linda. Comecei a alimentar uns sonhos de falar com ela. Mas não tinha muita coragem para isso. Tinha medo dela dizer não. Tinha medo dos pais dela. Seu Joaquim Mineiro e Dona Divina eram compadres de meus pais e as famílas estavam sempre juntas nas reuniões do Grupo de Vivência. Eu coordenava o grupo e a Natalina era secretária. Tinha que criar coragem para falar com ela. Certo dia fiz um sorteio: O caminho para a Nossa Diaconia passava no meio das lavouras de café do Seu Rufino. Então, naquela manhã, passando pelo meio dos pés de café, quebrei um galho cheio de grãos e fiz uma aposta comigo mesmo. Vou contar os grãos. Se desse par iria falar com a moça...
                                                                                                        Tirei, cuidadosamente, todos os gãos do galho e contei-os anciosamente. Havia ali quatorze grãos de café. Contei e recontei várias vezes. Aquilo foi emocionante! Mas ninguém ficou sabendo! Era um segredo só meu! Era muita emoção! Então mandei uma pequena carta para Princesinha e esperei a resposta. Depois de alguns dias, em 28 de abril, a resposta chegou. Naquela noite não dormi. Chorei a noite toda. Aquelas letras  vermelhas naquele pedacinho de papel destruiram as minhas esperanças. Não deu certo! Seria errado fazer sorte? Seria errado participar de sorte? Na Bíblia encontramos algumas passagens interessantes sobre lançar sorte. Podemos conferir em Lv 16, 8; 1Sm 14, 40 - 43; Sl 22, 18; Jn 1, 7; Mt 27, 35; Mc 15, 24; Lc 23, 34; Jo 19, 24; At 1, 26...
                                                                                                         A história de Matias é muito interessante. Judas havia se destruído e a vaga dele no Colégio Apostólico estava livre. Havia só 11 Apóstolos. Então o Apóstolo Pedro fez um belo discurso e elaboraram um sorteio entre José, chamado Bársabas e Matias. Este último foi o sorteado. Não sei se ficou alegre ou triste. Pertencer àquele Grupo era uma honra. Mas substituir o traidor deve ter sido chato. De qualquer forma, Matias não deu vechame e honrou a escolha. Se tornou santo e a Igreja o celebra no dia 14 de maio. Não se tem mais notícias do outro candidato. O que teria acontecido com o José, chamado Bársabas?
                                                                                                          Acredito que cada pessoa tem que fazer sua história. Tem que tomar suas decisões e assumí-las. Não ficar esperando pela sorte e nem colocar a culpa em Deus. Devo ser senhor da minha história. Preciso, isso sim, das luzes divinas para tomar as decisões corretas. Mas quando não sabemos o que fazer; quando fica difícil tomar decisões, devemos pedir conselhos e, depois de ponderar bem, se as opiniões forem iguais, fazer o sorteio e assume o que vier. O casal Natalício e Natalina não deu certo, mas Deus continua abençoando a mim e a ela também. Ela é a esposa feliz do Paulo, tem filhos e netos e são do ECC e meus amigos. Eu estou aqui na minha missão, também muito feliz! O importante é desempenhar bem o papel para o qual foi eleito. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...



 
ORAÇÃO:


  Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Dai-nos disponibilidade para Vossa Missão!
- Ajudai-nos a tomar decisões corretas!
- Concedei-nos Sabedoria para assumir nossas opções!
- Não permitas que sejamos omissos e acomodados!
- Acolhei nossa gratidão pela eleição de Matias e pela nossa também...
                                                                                                            AMÉM!