Este é o mais novo instrumento de Evangelização e comunicação da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Entre e fique a vontade. Que Deus e Nossa Senhora das Dores vos abençoe.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Mensagem diária do Padre Natalício - Sábado, 05/11/2011

SÁBADO
 
* Hoje realiza-se a Assembleia Diocesana no CEFAS, em Apucarana, com início as 8h30min e término às 17 hrs..
* Amanhã teremos Retiro com os Crismandos da nossa Paróquia, iníciando as 8 horas da manhã com a missa.
* Nossa Missa do Crisma será no próximo dia 18 e a Primeira Eucaristia, no dia 4 de dezembro.
* No próximo final de semana, de 11 à 13 de novembro, acontecerá o DECOLORES em Apucarana. Rezemos por esta bonita Obra!
* Ouçam, diariamente, minhas mensagens "Vida e Esperança" em várias rádios do Vale do Ivaí.
* Domingo à noite teremos o programa "MENSAGEIRO DO SERTÃO" nas Rádios Estrela da Manhã e Esperança FM. Ouçam, participem e divulguem!
* Leiam e divulguem as minhas mensagens diárias pelo blog: www.geografiaeafins.blogspot.com    www.jovenscursilhistas.blogspot.com

              


" SOMENTE UM ALTO FALANTE" (Lc 16, 9 - 15)
www.geografiaeafins.blogspot.com


 
                                                                        Em 1977, quando tive uma das maiores crises vocacionais, pedi socorro ao Senhor Bispo Dom Romeu. Ele me ouviu e, depois de algumas reflexões, fui morar com Padre Dé na cidade de Santa Fé no norte da Diocese. Agradeço muito a esse Padre que teve a coragem de me ajudar com firmeza e dureza. Eu tinha vivido meus primeiros 20 anos na roça sem convivência com a vida urbana. Era um "caboclo na cidade" como nos lembra a música de Dino Franco e Mourai que leva esse nome. Era como uma pedra ou tora de madeira que devia ser lapidada. Era preciso alguém de fibra para não estragar a matéria prima e nem abandonar a obra. Padre Dé soube fazer a obra e fui me transformando cada vez mais. Tenho muito ainda para melhorar.
                                                                        Foram 10 meses em Santa Fé! Quanto sofri! Mas quanto fui valorizado também! Quantas correções! Quanto progresso! Quantas experiências novas fui acumulando! Fui adquirindo coragem de assumir decisões! Aprendi a pensar melhor e falar com segurança. Aprendi a falar o que penso e pedir perdão quando errar. O rapazinho tímido e acanhado foi se tornando comunicador e líder. Foi neste tempo que comecei a gostar de comunicação eletrônica. Eram só 4 cornetas na torre da Igreja Matriz! Mas aquilo era um espetáculo! Gostava demais de tocar umas músicas religiosas, rezar, meditar, dar alguns avisos... Como toquei o disquinho da Campanha da Fraternidade daquele ano cujo tema era a família!
                                                                        Quem podia imaginar que aquele rapazola do interior de Ivaiporã pudesse ir tão longe? A partir daquele alto falante, a coisa fluiu. Em 1978 fui morar na Paróquia Bom Jesus de Ivaiporã e fiz meu primeiro contato com o microfone de uma rádio. Minha debutação no rádio foi na Ubá de Ivaiporã. Era só uma mensagem de 15 minutos, na hora da Ave Maria, às 18 horas. Sou eternamente grato por isso. Ainda hoje, tenho meus programas naquela rádio. Todos os domingos, começando às 5 e meia da manhã. Uma hora e meia acordando o povo do Vale do Ivai. Hoje, estou chegando a tanta gente por um grupo de várias rádios. Entre elas, Ivaiporã FM, Nova Era de Borrazópolis, Nova AM de Apucarana e mais 9 Rádios Comunitárias. Além das rádios tenho atingido muita gente pela internet. São vários sites que levam minhas palavras pelo mundo.
                                                                        O trabalho que começou num alto falante hoje atinge o mundo. Jesus Cristo sempre tem razão. Ele afirmou que "quem não é fiel nas pequenas coisas não será também nas grandes" (Lc 16, 9 - 15). Isso acontece comigo. Se não tivesse sido persistente, dedicado, responsável não teria condições de fazer o que estou fazendo agora. A afirmação é lógica! Quem não consegue administrar um pequeno serviço poderá assumir uma grande obra? Quem vai confiar? Sei que há gente que quer começar sua vida profissional em grandes empresas e não tem paciência de fazer o caminho passo a passo. Um degrau de cada vez.  Lembro-me que no meu tempo de seminário e campanha vocacional pregávamos isso: Como alguém pode ter uma vocação séria para ser padre se nada fez na sua Paróquia ou comunidade! É uma pista muito boa para uma vocação séria quando a pessoa está envolvida seriamente na sua pequena comunidade. Quem não é dedicado nas pequenas coisas não o será nas grandes. Creio nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA...
 
ORAÇÃO:
 
Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Fazei-nos responsáveis nas grandes e nas pequenas coisas!
- Abençoai toda a evangelização através da Rádio!
- Dai-nos humildade para progredir passo a passo!
- Conservai em nós a humildade para aceitarmos as correções!
- Aceitai nossa gratidão por nos confiar grandes tarefas no Vosso Reino...
                                                                                                        AMÉM!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Mensagem diária do Padre Natalício - Sexta-feira, 04/11/2011

SEXTA FEIRA.

 * Hoje estarei dando Bençãos o dia todo aqui na Igreja de Marilândia. Teremos a celebração de 3 missas: 6hs, às 15hs , e às 19h30min. Venha receber a sua Benção!
* Amanhã, sábado, acontecerá a nossa Assembleia Diocesana, no CEFAS em Apucarana.
* Neste domingo será o Retiro com início às 8 horas, na missa da manhã, para todos que farão o Crisma no próximo dia 18.
* Amanhã tem "NO BRILHO DA ESTRELA", a partir das 21h30min, na Rádio Estrela FM (www.estreladamanhafm.com)
* Leiam minhas mensagens todos os dias no site da Rádio Esperança; (www.esperancafm.com)

                                       

                                                                                                     

"PRESTAÇÃO DE CONTA" (Lc  16  1 - 8)
www.berimbaunoticias.blogspot.com

                                                                                                                                                                              Na  minha vida de Padre, já passei por 2 Paróquias. Aqui em Marilândia é a terceira. Sempre procurei fazer bem aquilo que assumo. Sempre trabalhando com as equipes e conselhos. Valorizando as Pastorais e os Movimentos. Um grande carinho com as comunidades urbanas e rurais. Fiquei 5 anos na primeira Paróquia, São João do Ivaí e 14 na segunda Paróquia, Bom Jesus de Ivaiporã. Muitas pessoas perguntam porque alguns Padres são transferidos mais que outros. É bom ou é mal ser transferido frequentemente? Tenho várias possibilidades de respostas: As transferências podem ser por deficiências do Padre ou por necessidade da Igreja, Diocese ou Paróquia. Portanto as transferências podem ser sinais de qualidade ou de defeito do Padre. O Padre pode ser importante em determinado lugar e por isso o transferem. Mas pode ser também que o Padre crie problemas onde está e por isso é preciso ser transferido.
                                                                                                      Cada vez que o Padre é transferido, deve prestar conta da sua administração. Essa prestação de contas é importante para a comunidade, para a Paróquia e para a Diocese. Esse momento de prestar contas pode ser angustiante e triste ou alegre e vitorioso. É o momento de mostrar as vitórias e as derrotas, o que ganhou e o que perdeu. O que plantou e o que matou. É o balanço das atividades realizadas no período em que o Padre exerceu o seu ministério naquela Paróquia. O relatório desta prestação de contas é importante para o outro Padre que vai chegar e também para a nova Paróquia do Padre que está saindo. Louvo e agradeço a Deus pelo trabalho que fizemos nos 5 anos que fiquei em São João e nos 14 que fiquei em Ivaiporã. Peço as Bençãos de Deus pelo nosso trabalho aqui em Marilândia. São quase 4 anos, trabalhando junto com esse povo querido!
                                                                                                     Para nós Padres, essa prestação de contas é muito boa, e ajuda a gente a crescer. Mas há uma outra prestação de contas mais complicada. São aqueles casos em que o Padre é suspenso de Ordem, perdendo o Ministério e sua Missão Canônica. Não é muito comum mas  em nossa Diocese aconteceram três fatos recentemente. É uma situação difícil pois nós Padres normalmente não aprendemos fazer outra coisa. Nossos estudos são destinados quase que exclusivamente para o Ministério. Conheço ex-padres que passaram sérias dificuldades. Alguns são mais espertos e, antes de deixar o Ministério, criam boas relações com amigos e conhecidos para que sejam socorridos depois quando deixarem o Ministério.
                                                                                                      Isso me faz lembrar da Parábola que Jesus Cristo contou sobre o administrador infiel. O administrador sabendo que ia perder o cargo, usou de sua influência, e praticando corrupção, "abriu novas portas" para que fosse acolhido quando o patrão o mandasse embora. Essa esperteza foi elogiada pelo patrão embora tenha sido infiel e desonesto (Lc  16,  1 - 8).  No final desta história, Jesus afirma que: "os filhos deste mundo, em seus negócios, são mais espertos que os filhos da luz". De fato, isso acontece ainda hoje. Para resolver nossos problemas diários, sempre damos um jeitinho. Mas para trabalhar nas Obras de Jesus, quase sempre temos uma desculpa para não aceitar. As dificuldades parecem enormes. Achamos que não sabemos fazer, não temos tempo, não somos capazes, não temos dons...  Que pena que seja assim! Por sermos Filhos da Luz, devíamos ser mais espertos! Fomos batizados pra isso! Mas isso vai mudar! Trabalho pra isso e acredito nisso! E que ASSIM SEJA...


ORAÇÃO:

Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Ajudai-nos a estar sempre preparados para a nossa prestação de contas!
- Não permitas que descuidemos do nosso acerto final Convosco!
- Fazei-nos espertos também nas coisas do Vosso Reino!
- Ensinai-nos a fazer boas amizades sem praticar corrupção!
- Recebei nossos louvores pelos administradores honestos e fiéis...
                                                                                                AMÉM!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Mensagem diária do Padre Natalício - Quinta-feira, 03/11/2011

QUINTA FEIRA

* Amanhã, sexta feira, ficarei o dia todo na Igreja aqui de Marilândia, abençoando e atendendo o povo. Haverão 3 missas!
* Neste sábado dia 5, acontecerá a nossa Assembléia Diocesana para organizar nosso plano de ação Evangelizadora!
* No próximo domingo dia 6, faremos um Retiro para as pessoas que irão receber o Crisma aqui em Marilândia!
* Ouçam todo sábado, das 9h30min às 11hrs o programa "SEMENTE DO REINO", na Rádio Água Viva de Apucarana (www.radioaguavivafm.com.br)
* Leiam a minhas mensagens diarias no blog da Elza e do Vicente: www.geografiaeafins.blogspot.com



                           

 
 

"QUESTÃO DE SENTIMENTO" (Lc  15, 1 - 10)
www.esperancafm.com
                    

                                                                                   Em minhas visitas pastorais, encontrei uma mãe de muitos filhos. Era uma mulher muito pobre e chorava muito pela morte de um dos seus filhos mais novos. Era um sofrimento enorme! Não se conformava com a morte daquela criança, vítima de um acidente de trânsito. Procurei confortá-la, rezei e abençoei-a. Procurei falar-lhe dos outros filhos que ficaram, que precisavam da sua dedicação. De fato eu não entendia porque todo aquele sofrimento, uma vez que ela ainda tinha 9 filhos. Só mais tarde (bem mais tarde) consegui entender a dor daquela mulher. Percebi que aquele meu modo de pensar era econônico e materialista. Pensava apenas em quantidade e não estava sentindo o que ela sentia.
                                                                                  Foi então que entendi as palavras daquela mãe: "Me aperta o coração ao pensar que o meu Juninho, tão humilde e pequenininho, com sua camisa branca e calça azul-marinho, tivesse um fim tão trágico. Vinha correndo da escola, todo feliz, para contar-me as notas do seu boletim. Mas não conseguiu chegar. Aquele caminhão maldito interrompeu os seus passinhos..." Essa história me fez entender melhor a Parábola contada por Jesus, sobre o Pastor que deixa as 99 ovelhas para buscar uma que se perdeu! Entendo também a história da mulher que varreu toda a casa procurando uma moeda. Fez uma festa com as vizinhas quando a encontrou. Ela possuia mais 9, mas ficou muito alegre por ter encontrado aquela que estava perdida (Lc15,1-10).
                                                                                Por muito tempo pensava ser imprudente aquele pastor deixar 99 ovelhas sozinhas para procurar uma perdida. Mas esse é mais um pensamento capitalista. A questão não é a quantidade de ovelhas, mas o sentimento de compaixão por aquela que ficou perdida. O pastor não iria dormir tranquilo ao imaginar o sofrimento da pobre ovelha que podeira estar ferida por uma fera, enroscada em alguns espinhos ou caída em algum precipício. É evidente que aquele pastor tomou os devidos cuidados de deixar as 99 com certa proteção. Imagino que seja como uma mãe, que tendo um filho muito doente, deixa os outros presos dentro de casa e corre no pronto socorro para procurar ajuda. É questão de sentimento, e não de quantidade!
                                                                                 Quando participei do Congresso Sul Brasileiro da Pastoral da Sobriedade, em Jaraguá do Sul-SC, me admirei com tanta dedicação desta Pastoral na recuperação de pessoas dependentes de drogas. Percebi ali a prática da mensagem evangélica na busca de uma ovelha perdida! Pode ser apenas uma pessoa, mas ela tem sentimento, sente dor, é vítima de exploração e precisa de socorro. Serviço como o da Pastoral da Sobriedade, sem qualquer outro interesse, é uma Benção na comunidade. Gostaria que esta Pastoral fosse mais conhecida e valorizada. Sou o Diretor Espiritual desta Pastoral na nossa Diocese e me coloco a disposição para isso. Não tenho preguiça nem desânimo. Preciso de ajuda e solidariedade. Essa Pastoral está implantada em duas ou três Paróquias de nossa Diocese. Mas tempos melhores virão! Acredito nisso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO:
 
Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Ajudai-nos a entender o sofrimento do próximo!
- Fortalecei-nos na busca das pessoas afastadas do Vosso Reino!
- Não permitas que sejamos insensíveis pela dor alheia!
- Difundi, com a Vossa Graça, a Pastoral da Sobriedade em nossa Diocese!
- Aceitai nossa gratidão por nos conduzirdes em Vosso Reino...
                                                                                                AMÉM!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mensagem diária do Padre Natalício - Quarta-feira 02/11/2011

QUARTA FEIRA
 

* Missa de Finados hoje, no cemitério de Marilândia, às 9 hrs. E no cemitério de Ivaiporã,  às 17 hrs.
* Nesta sexta feira, estarei dando Bençãos o dia todo na igreja Matriz de Marilândia. Teremos 3 missas: 6hs da manhã, 15hs e às 19h30min.
* Sábado acontecerá a nossa Assembleia Diocesana, no CEFAS, das 8h30min da manhã, às 17hs em Apucarana.
* Domingo com início na missa da manhã, teremos o Retiro para todos os Crismandos da Paróquia. Participem!
* Será no próximo dia 18 a Crisma da nossa Paróquia e dia 04 de dezembro a Primeira Eucaristia!
* Continuem ouvindo todos os sábados, a partir das 21hs o programa "NO BRILHO DA ESTRELA". Participe e divulgue! (www.estreladamanhafm.com)
* Minhas mensagens são publicadas diariamente em vários sites e também tem poesia mensalmente no Jornal Pulsando de nossa Diocese! Boa leitura!
 
 
                                   
 
"CONTANDO AS HORAS..." (Jo  11,  17 - 27)
 

 
                                                                                   Conheço um casal muito simpático e maravilhoso! Fiquei admirado com aquele amor! É um amor lindo e apaixonado! É muito bonito ver o relacionamento desse casal. Gostaria que todos os casais pudessem amar assim. "É Coisa de Deus"! Percebe-se que o Anjo de Deus colocou as Sementes do Amor naqueles corações. Mas, como nada neste mundo é perfeito, pois estamos caminhando para a perfeição, o casal tem suas dificuldades. Eles moram em cidades distantes e os encontros são raros. Há uma comunicação muito forte através de telefone e outros meios. Por isso o encontro pessoal é raro e muito esperado. Além da distância, também os compromissos profissionais prejudicam ainda mais os encontros tão sonhados. A dificuldade é tanta que lembra o romance de Romeu e Julieta e do Pequeno Príncipe e seu grande amor... Para encontrar uma data na agenda, é uma batalha! Mas é uma delícia quando a data é marcada! Daí vem a expectativa para o dia solene! O casal começa a contar o tempo: meses, semanas, dias, horas...
                                                                                    É comum na nossa cultura contar o tempo. Conta-se os meses para a data do casamento. Conta-se o tempo para o nascimento do bebê. Também para o dia do vestibular. Para a Copa do Mundo e também para o encontro do seu amorzinho! Começa-se contando os anos, os meses, as semanas, os dias, as horas... até que acontece o paraíso! Isso é natural entre as pessoas. O que muitas vezes fica esquecido, é contar os dias para o nosso encontro definitivo com o Pai. Isto é lamentável! Pois trata-se do encontro mais importante. A gente nunca sabe exatamente quando vai acontecer este encontro! Pode ser a qualquer momento! É a coisa mais certa que existe! Deveríamos nos preparar anciosamente para isso. O Salmo (Sl 90, 10-12 na bíblia pastoral) nos orienta para bem contar os nossos anos, dias...
                                                                                    Em toda contagem regressiva o último dia é muito especial. Aquele casal apaixonado, de que falei agora a pouco, no último dia para o encontro, sabendo que será muito emocionante, prepara-se nos mínimos detalhes. A roupa e o perfume preferido! Até mesmo o lanchinho mais gostoso! Não se deve esquecer a máquina fotográfica, as últimas fotografias e também preparar as músicas para se ouvir juntos... O mesmo deveria acontecer para o nosso escontro definitivo com o Pai do Céu. Também para este encontro é muito especial o "último dia!" É tão importante que Jesus falou dele várias vezes. Inclusive prometeu a Ressurreição no ÚLTIMO DIA. (Jo 11, 17 - 27).
                                                                                   O Dia de Finados é exclusivo para isso. Comemoramos a Ressurreição prometida por Jesus. Também refletimos sobre a Esperança de nossa Ressurreição futura. Nesse sentido, o Dia de Finados não é um dia de tristeza! Não se pode ficar triste quando celebramos a Vitória da Vida! A Ressurreição é o Triunfo da Vida sobre a morte. Neste dia, portanto, devemos fazer festa com os vivos da terra e os VIVOS DO CÉU. Por isso é muito normal rezar, cantar, chorar, tomar sorvete, comer pastel, melancia, se abraçar, se alegrar! É a Vitória da Vida! Sei que é enorme o medo que as pessoas tem da morte, mas acredito na Vitória da Vida! Para isso é que trabalho! É isso que eu prego! E que ASSIM SEJA...
 
 
ORAÇÃO:
 
Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Ajudai-nos a aproveitar bem os nossos encontros!
- Orientai-nos para que possamos aproveitar bem o nosso tempo!
- Tornai-nos sábios para preparar o nosso encontro definitivo Convosco!
- Não permitas que o medo da morte prejudique a beleza do nosso encontro Convosco!
- Aceitai nossos louvores por nos dar a certeza da Vida Eterna...
                                                                                                AMÉM!

Mensagem diária do Padre Natalício - Terça-feira 01/11/2011

TERÇA FEIRA


 
* Amanhã rezarei Missa no cemitério aqui de Marilândia às 9 hrs. E no cemitério de Ivaiporã às 17 hrs.
* Teremos Retiro para os Crismandos da nossa Paróquia neste domingo dia 6, com início na Missa das 8 hrs.
* No próximo dia 18 teremos Crisma aqui na nossa Paróquia! Dia 4 de dezembro, será a Primeira Eucaristia!
* Nesta sexta feira, estarei dando Bençãos o dia todo na igreja aqui de Marilândia. Passem por lá!!!
* Neste sábado será a Assembléia Diocesana, em Apucarana.
* Obrigado a todos que colaboram com o carnê da Rádio Estrela da Manhã, continuem firmes, a Nossa Rádio Comunitária precisa muito!
* Ouçam, todos os dias, na Rádio Estrela e Água Viva, "FONTE DE BENÇÃOS". Das 9; 30 às 11 hrs. (www.estrteladamanhafm.com) (www.radioaguavivafm.com.br)
* Agradeço muito, a todos que leêm diariamente minhas mensagens; Também a todos os blogs e sites que publicam. (www.jovenscursilhistas.blogspot.com
                


"ENXADA ABANDONADA" (Lc 14, 15 - 24).
www.senhoradasdoresmarilandia.blogspot.com

 
                                                                      Fui criado com meu pai no trabalho da roça. Desde criança acostumei a manejar as ferramentas do roceiro. Uma das primeiras foi a enxada. Depois a foice, o martelo, o serrote e o machado. Meu pai nos ensinou a usar as ferramentas corretamente. Aprendi a amolar a foice com todo cuidado para não cortar a mão. A pedra de amolar ficava na beira do rego d'agua para facilitar, pois a pedra molhada fica melhor no processo. Aprendi a encabar a enchada. Tinha que ficar na medida certa para lavrar a terra. Aprendi a diferença entre colocar o cabo na enxada e no enxadão. Quando já era mais grandinho, aprendi a trabalhar do lado direito e do lado esquerdo. Muita gente só trabalha com a mão direita na frente. Isso prejudica a coluna e cansa muito mais.
                                                                       Ainda em Minas Gerais, quando fui aprender a usar o machado do lado canhoto, fiz um corte muito dolorido perto do joelho, com o bico daquela ferramente pesada. Tenho essa marca até hoje na minha perna esquerda. Com 13 anos, minha família mudou-se para o Paraná e tive que aprender a manejar outras ferramentas. Usei muito a plantadeira manual, a famosa "teco-teco". Tinha que saber usar o rítmo dela para plantar corretamente. Quanto milho e feijão plantei com aquele objeto. Aprendi também a manejar o "cambão" de batear feijão. Nas terras de Minas a gente usava vara de aroeira. Mas o "cambão" é mais prático. Uma barra de ferro presa num porrete era o equipamento para debulhar um terreiro de feijão. Tinha que saber usar corretamente aquilo para não levar umas "borduadas" nos cotovelos...
                                                                        Foi assim que vivi até aos 20 anos quando fui chamado para o Seminário. Por vários meios, senti o chamado do céu para semear a Palavra de Deus. Senti o convite para colaborar nas colheitas do Reino de Deus. Parecia impossível entrar nas fileiras dos operários do Reino. Tinha milhares de motivos para dizer "não". Não tinha estudos. Não tinha cultura urbana. Como pode um "caboclo do mato" se tornar padre? Pensei muitas vezes, em fugir para longe e me acomodar. Hoje, penso muito nisso, ao ouvir o cântico "Te amarei Senhor", no segundo verso. Mas o chamado do Senhor foi mais forte e venceu.
                                                                        Jesus contou uma história interessante sobre um homem que fez um banquete e mandou convidar muita gente para a festa. Mas cada um tinha uma desculpa! Era a compra de um terreno. Era a boiada adquirida. Outro tinha se casado. Não foram... O tal homem ficou furioso e mandou chamar os pobres e aleijados. A sala ficou cheia de convidados (Lc  14,  15 - 24). Essa história faz a gente refletir sobre os convites que o Senhor Deus continua fazendo e que muitas vezes recusamos. Claro que temos muitas coisas a fazer e são coisas necessárias pra nossa sobrevivência. Temos que ganhar o pão com o nosso trabalho, mas a participação no banquete não vai o dia todo, nem todos os dias, semana, meses ou ano.
                                                                         No fundo é questão de escolha e de preferência. Precisamos distribuir e aproveitar melhor o tempo. Mas é muito vergonhoso a gente não ter tempo para o Senhor. É idolatria mesmo e fico me perguntando quais são os ídolos mais poderosos que nos afastam de Deus. Grandes ou pequenos, todos nós temos os nossos ídolos. É preciso destruí-los, pois não dá pra servir a dois senhores. Mas o Reino de Deus, vai vencer! Disso não tenho dúvida! É isso que eu prego! É isso que eu creio! Que ASSIM SEJA...
 
 
ORAÇÃO:
 
Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Libertai-nos de toda e qualquer idolatria!
- Livrai-nos do pecado da omissão!
- Dai-nos sabedoria para não rejeitarmos Vossos Convites!
- Fortalecei-nos para não cairmos na tentação das idolatrias!
- Acolhei nossos louvores pelo Banquete que nos oferece constantemente...
                                                                                                           AMÉM!

domingo, 30 de outubro de 2011

Mensagem diária do Padre Natalício - Segunda-feira 31/10/2011

SEGUNDA FEIRA

* Depois de amanhã, Dia de Finados, celebrarei Missa no cemitério às 9 hrs aqui em Marilândia. E às 17 hrs, em Ivaiporã.
* Próxima sexta estarei o dia todo na igreja, aqui em Marilândia, dando Bençãos. Passe por lá também!
* Domingo próximo terá Retiro para os Crismandos. Iniciando com a Missa das 8 hrs da manhã!
* Haverá Crisma aqui na Paróquia no dia 18 de novembro. Primeira Eucaristia, dia 4 de dezembro.
* Ouçam todos os domingos, das 5h30min às 7 da manhã, "CAMINHANDO E CANTANDO" na Rádio Ubá. (890 AM).
* Leiam e divulguem as minhas mensagens diárias no blog: (www.equipesav.blogspot.com)

                                      


"VIAGEM INESPERADA" (Lc  14, 12 - 14)
www.senhoradasdoresmarilandia.blogspot.com


                                                                Desde o ano de 1997 tenho o hábito de dar Benção nas primeiras sextas feiras, o dia todo na minha Paróquia. Começou como preparação ao Jubileu do ano 2000. Foram três anos de muita vibração e fervor! O Projeto Pastoral da CNBB tinha como tema "RUMO AO NOVO MILÊNIO". Por quase 12 anos essa prática aconteceu na Paróquia Bom Jesus de Ivaiporã. Aqui em Marilândia do Sul, essa prática foi iniciada em maio de 2008 e tem sido muito gratificante para mim e para toda a comunidade. Depois de passar o dia todo na igreja dando Bençãos e atendendo o povo, termino o dia bastante cansado, mesmo porque, acordo muito cedo pra celebrar a primeira missa às 6 da manhã. No final da terceira missa, que começa às 19h30min, estou no limite do cansaço. 
                                                               Faz uns dois anos, que ao começar a última missa da primeira sexta, fui procurado por um senhor da vizinha cidade de Rio Bom, que precisava de pouso, pois estava vindo de Apucarana e não tinha mais ônibus pra sua cidade. Falei pra ele aguardar no final da missa que eu daria um jeito! Durante a celebração fiquei pensando o que iria fazer. Não é prudente colocar uma pessoa estranha, sem qualquer referência, para dormir na casa da gente. Mas aquele senhor era uma pessoa necessitada e precisava de ajuda. Ao terminar a missa, já bastante cansado, tive a seguinte ideia: Convidei o Ministro Carlinhos da Eletrônica para ir comigo até Rio Bom e levar aquele senhor. Claro que estava muito cansado, mas foi gratificante poder ajudar uma pessoa humilde.
                                                               Ao chegar de volta em Marilândia o casaço era enorme mas, havia o prazer de uma missão realizada sem nenhum interesse pessoal. Na sociedade atual, onde quase todo mundo age com interesses econômicos, pouco se faz com real objetivo de ajudar as pessoas. Na verdade, a solidariedade cristã, devia ser uma grande meta de todos nós. Sobre isso Jesus nos orientou claramente: Afirmou que "AO FAZER UM JANTAR, DEVEMOS CONVIDAR AS PESSOAS SIMPLES E HUMILDES QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE NOS RETRIBUIR. ENTÃO SEREMOS FELIZES, PORQUE RECEBEREMOS A RECOMPENSA NA RESSURREIÇÃO DOS JUSTOS) (Lc  14,  12- 14). Essa orientação de Jesus, bate de frente contra a nossa cultura capitalista e interesseira.
                                                               É comum a gente fazer uma refeição e convidar parentes e amigos e pessoas chegadas e importantes. Raramente convidamos pessoas necessitadas, pobres, mendigos... Frequentemente aproveitamos os jantares e as ceias, para nos aproximar de pessoas importantes e influentes na esperança de conseguir alguns benefícios pessoais. Jesus não condena essa prática, mas recomenda que a solidariedade com os pobres traz a recompensa maior e eterna. Nesse sentido é conveniente ouvir a musica de Deluccas e Lucian "Jantar pra Jesus". A prática da solidareidade com os mais necessitados, o acolhimento desinteressado são orientações de Jesus e caminho para a nova sociedade. Acredito nisso!Prego isso! Que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO:

 
Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Aumentai em nós o prazer de praticar a caridade!
- Ajudai-nos a conservar boas relações com parentes e amigos sem desprezar pessoas carentes!
- Não permitas que fiquemos cansados na prática do Amor Fraterno!
- Ensinai-nos a aproveitar nossas amizades para socorrer quem precisa!
- Recebei nossa gratidão pela solidariedade que Jesus tem conosco...
                                                                                                   AMÉM!

Mensagem diária do Padre Natalício - Domingo - 30/10/2011

"BRAÇOS CRUZADOS E DEDOS DOBRADOS" (Mt 23, 1 - 12).
www.geografiaeafins.blogspot.com


 
Jesus veio para nos amar com sinceridade,
Falando da vida temporal e da eternidade.
Entre falar e agir, deu prova de fidelidade.
Afirmou que os fariseus tinham autoridade
Para interpretar a Lei para a comunidade,
Mas não praticam e isso é grave falsidade.
 
                     O que ensinam é bom e deve ser praticado.
                     Mas na vida são falsos; fazem tudo errado.
                     Interpretam as leis e criam pesado fardo!
                     Mais cargas nas costas do pobre cansado.
                     Eles ficam na omissão e bem acomodados.
                     Eis os braços cruzados e dedos dobrados.
 
Um Mestre da Lei gosta de boa aparência.
E se orgulha de ter as chaves das ciências.
Conhece a Lei mas não tem benevolência.
Sabe tudo da Bíblia mas não tem vivência.
Pratica a injustiça sem peso na consciência.
Trage honorífico desfarsa sua real essência.
 
                    No jantar, o fariseu quer o lugar primeiro!
                    Na reunião da comunidade, é muito ligeiro.
                    Na primeira cadeira, se coloca todo faceiro!
                    Se acha justo perante o Deus Vesrdadeiro!
                    Nas praças quer a saudação do caminheiro.
                    E ser chamado de Mestre, no bairro inteiro.
 
Jesus Cristo condena falsidade e hipocrisia.
Os falsos profetas maculam toda profecia!
Doutores da lei querem viver de mordomia.
Roupas largas e franjas servem de alegoria.
Ao Mestre Jesus, nós servimos com alegria.
Não se sentir o mestre, é grande sabedoria.
 
                    O Mestre Jesus deu conselho com fervor:
                    Todos sois irmãos e um só é o preceptor!
                    E somente ao Pai do Céu daremos louvor!
                    Seguindo o Verdadeiro Mestre, O Salvador. 
                    A humildade faz-nos aproximar do Senhor!
                    Mas só se consegue com fidelidade e Amor!
 
ORAÇÃO:
 
Nação hipócrita não poderá ter a Salvação!
Arrependimento com mudança é a solução!
Toda pessoa, no poder, tem essa tentação!
Assim era o Mestre da lei, com presunção!
Levava uma vida de poder e de exploração.
Isso não podia acontecer com povo cristão.
Curai-nos, Senhor, da fome de dominação.
Impedi o avanço do mal em nosso coração!
Obrigado Jesus, pela Vossa Palavra e Ação!
                                                             AMÉM!