Este é o mais novo instrumento de Evangelização e comunicação da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Entre e fique a vontade. Que Deus e Nossa Senhora das Dores vos abençoe.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Mensagem diária do Padre Natalício - Sábado 24/09/2011

SÁBADO
 
* Amanhã será feita uma coleta especial, com as crianças da catequese! Sua doação será revertida na compra de Bíblias para as crianças da África!
* Vem aí o mês de outubro, Mês das Missões! Precisamos nos unir em oração e sermos solidários na ajuda para os Missionários e Missionárias!
* De 30 de setembro a 2 de outubro, será o Cursilho Jovem Masculino em Apucarana. Rezemos por mais esta Obra!
* Ouçam todos os domingos na rádio Esperança de Ivaiporã o programa "Canção Para Meu Deus". Das 20 às 00 hrs. Obrigado Elaine Casagrande e Ney Trizotti!
* Tem mensagem todo dia pra vc ler e meditar... Sabe onde??? No Blog do Berimbau (www.berimbaunoticias.com.br)
 
                         


"CASAMENTO DE UMA SEMANA" (Lc 9, 43b - 45).
www.senhoradasdoresmarilandia.blogspot.com


                                             Na minha missão de Padre, gosto muito do que faço! Claro que tem coisa  gosto mais. Entre as que mais gosto é celebrar casamento! É maravilhoso testemunhar e abençoar o compromisso do homem e da mulher na construção de uma nova família! Não sei quantos já presidi até hoje. Mas foram muitos. Os primeiros que acompanhei eu ainda era seminarista. Com Licença (escrita e exclusiva) do Senhor Bispo, fui autorizado para isso. O primeiro foi na Paróquia de Santa Fé, no norte dessa Diocese de Apucarana. Depois foram muitos outros. Infelizmente, alguns não perseveraram. Mas, a grande maioria continua. Logo logo estarão comemorando Bodas de Prata...
                                                Alguns casamentos que fiz não solidificaram. Alguns duraram poucos anos. Mas houve um caso em que não passou de uma semana. A celebração aconteceu na Paróquia Santíssima Mãe de Deus, em Ivaiporã. Com a autorização do Pe. Romano, o Pároco, a cerimônia foi maravilhosa. O casal estava lindo e muito feliz. A noiva é filha de um grande amigo, Antonio Moreno, que mora agora em União da Vitória. Tudo correu normal. Tudo muito bonito. Mas, uma semana foi suficiente para tudo virar fumaça! Brigaram feio! Aconteceu até quebra de móveis e agressões físicas. Todos os parentes e amigos ficaram admirados...
                                                Realmente as aparências enganam. Nem sempre aquilo que é lindo hoje continuará amanhã ou depois. Há um provérbio que diz: "As flores que jogam sobre mim hoje, serão lixo amanhã". Isso, de fato, é literalmente verdadeiro. Mas também é válido no sentido figurado. Jesus Cristo falou da beleza do Templo que provocava admiração em todos. Isso não vai ficar pedra sobre pedra. Certa vez, o povo estava admirado com tudo o que Jesus fazia (Lc 9, 43b - 45).  Aquilo era um fenômeno! Coisa do outro mundo! Jesus mandou que gravasse no coração o que Ele iria dizer. Profetizou que iria ser preso (entregue na mão dos homens) todo aquele prestígio não iria ajudar em nada. Os Discípulos não entenderam nada e tinham medo de fazer perguntas...
                                                  De fato, as coisas deste mundo temporal são passageiras e ilusórias. Quem se apega a elas se frustra rapidamente. Devemos nos firmar e deter nas coisas eternas. Nelas podemos confiar. Devemos nos preocupar mais com os valores do céu. Devemos juntar tesouro para a Vida Eterna. Mas estamos muito condicionados a pensar e agir com pensamentos humanos. Tanto é verdade que, muitas vezes achamos uma loucura o que fez São Francisco de Assis. Claro que ele foi radical mesmo, como fizeram os primeiros seguidores de Jesus. Mas todos nós podemos ser mais desapegados das coisas e usá-las para juntar tesouros eternos. Vamos mudar nossa mentalidade capitalista pra mentalidade solidária? Vamos juntos. Sozinho não sou capaz! Juntos somos mais! Então fiquemos juntos na oração e unidos no trabalho...


ORAÇÃO:

Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Dai fidelidade, paciência e compreensão para os casais!
- Não permitas que fiquemos iludidos nas belas aparências!
- Fazei-nos juntar tesouros valiosos para a Vida Eterna!
- Protegei-nos das perseguições e seduções dos inimigos!
- Acolhei nossa gratidão por todos que seguem Vosso Filho Jesus Cristo...
                                                                                                      AMÉM.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mensagem diária do Padre Natalício - Sábado 23/09/2011

SEXTA FEIRA

* Está acontecendo o Cursilho Jovem Misto, no CEFAS, em Apucarana. Rezemos pelos nossos jovens!
* De 30 de setembro à 2 de outubro, acontecerá em Apucarana o Cursilho Masculino adulto. Enviem ALAVANCAS!
* Ainda estamos no mês da Bíblia. Que tal fazer a doação de uma Bíblia pra alguém que ainda não tem???
* Dia 30 será o Dia da Bíblia. Dedicado também a São Gerônimo, o seu Primeiro Tradutor!
* Ouçam todos os domingos, na Rádio Ubá de Ivaiporã, (890 AM), das 5 e 30 às 7 da manhã, "Caminhando e Cantando" (Pe. Natalício).
* Obrigado a todos que ouvem e lêem minhas mensagens e poesias diariamente nos vários sites...

 
 

"PERGUNTA E RESPOSTA" (Lc 9, 18 - 22).
www.equipesav.blogspot.com

 
                                                    Sinto que Deus me agraciou com o dom da Palavra. Parece incrível, mas é muito bom publicar seus feitos e cantar seus louvores. Nem eu mesmo acreditava que um "caipirão", feio, desajeitado e tímido pudesse receber tantas graças! Gosto muito de dar palestras e fazer programas de rádio. Gosto muito de responder perguntas. Como fico feliz quando alguém me faz perguntas! Mas também gosto de perguntar.  Aliás aqui está uma boa: O que é mais fácil, perguntar ou responder? Alguém pode me ajudar? Opa... Foram duas perguntas! Perceberam como também gosto de perguntar?
                                                    No meu tempo de estudante eu ja gostava das duas coisas. Gostava de perguntar, gostava de responder. Sempre tinha uma resposta possível para cada pergunta. Podia até não acertar, mas eu sempre tentava responder! Também tinha vontade de elaborar umas perguntas. Parecia mais difícil elaborar perguntas do que elaborar respostas. Para perguntar é preciso ter conhecimento dos termos ou primícias que compõe a questão. A resposta pode ser apenas uma opinião.
                                                    Os Discípulos de Jesus sempre foram questionados sobre o comportamento de Jesus, sobre seus costumes, sobre o jejum e coisas referentes ao Reino dos Céus! Mas o Próprio Jesus também questionava os discípulos. Certa vez, em Cesaréa de Felipe, Jesus perguntou-lhes sobre o que o povo estava pensando Dele. Os discípulos deram uma ou outra resposta. Isso até que foi fácil. Mas depois Jesus pergunta-lhes a opinião deles sobre Ele mesmo. Aí a coisa ficou complicada! Foi Simão Pedro que tomou a liderança e respondeu corretamente  (Lc  9, 18-22). 
                                                    Todo seguidor de Jesus deve estar preparado para perguntar e para responder questões referentes ao Reino de Deus. Nos ambientes em que vivemos são inúmeras perguntas que são dirigidas a nós e devemos ter a sabedoria e a serenidade para respondê-las. Devemos estar sempre prontos ao testemunhar as razões de nossa fé!  Se nos perguntarem onde encontramos forças para suportar calúnias e perdoar, será que saberíamos responder?  Se nos perguntarem o que é permitido ou não para o Cristão, teriamos a resposta correta? Acredito que deveríamos ser mais convictos daquilo que cremos e rezamos. Muitas vezes percebo que o nosso povo não tem muito conhecimento da fé que professa. Sinto que é preciso usar mais e corretamente a Bíblia. Pergunta como essa que Jesus Cristo fez, deve ser respondida com a Bíblia na mão.
                                                    Houve um tempo em que a Bíblia era só usada nos Mosteiros e Conventos. Mas já faz um bom tempo que a Bíblia está na mão do povo e escrita na língua do povo. Além disso, muito se tem escrito sobre a Bíblia. Mais do que ler a Bíblia é muito importante ler sobre Ela. Hoje se fala muito sobre Leitura Orante da Bíblia. Também se fala sobre LECTIO DIVINA. A Bíblia deve fazer parte de nossas ações diárias. Devemos conhecê-la, estudá-la e meditá-la. Além disso podemos Rezar, Cantar e Celebrar e, principalmente, Praticá-la! Tudo isso pode ser feito sozinho ou em Comunidade. Claro que juntos é muito melhor! Por isso é que insisto para ficarmos juntos na oração e unidos no trabalho...
 
 
ORAÇÃO:
 
Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Dai-nos a resposta certa para as questões que nos são propostas!
- Concedei-nos sabedoria para formular as perguntas corretas sobre o Reino de Deus!
- Despertai em nós maior interesse pela Bíblia Sagrada!
- Não permitas que sejamos ignorantes nas Coisas do Senhor!
- Confirmai nosso louvor pela Vossa Palavra escrita ao nosso alcance...
                                                                                                     AMÉM!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mensagem diária do Padre Natalício - Quinta-feira 22/09/2011

QUINTA FEIRA

* Hoje, dia Devocional à Santa Rita, estarei em Lunardelli para a Novena das 15 hrs. Será transmitida pela web: www.santaritalunardelli.com.br
* Continuo pedindo e incentivando o Estudo da Palavra de Deus neste mês da Bíblia. Que seja assim também nos outros meses!
* Está chegando o mês de outubro, mês Missionário, vamos nos preparar para as Missões!
* Vamos rezar pelo Cursilho Jovem Misto, no CEFAS em Apucarana, com início amanhã! Mandem ALAVANCAS!
* Diariamente, no programa "Amigos da Esperança", podemos ouvir a minha mensagem (8 hrs da manhã). Obrigado Sérgio Pizzaia! (www.esperancafm.com)
* Obrigado a todos que publicam minhas mensagens e poesias nos sites e blogs! (www.jovenscursilhistas.blogspot.com).

                     

"CURIOSIDADE DE VER" (Lc 9, 7 - 9).
www.geografiaeafins.blogspot.com

 
                                                                Tive a alegria de participar do Segundo Congresso Sul Brasileiro da Pastoral da Sobriedade em Jaraguá do Sul no estado de Santa Catarina. Foi nos dias 19, 20 e 21 de agosto deste ano. Foi uma boa convivência com pessoas que lutam para socorrer tantas famílias, tantas pessoas vítimas das drogas e de tantas dependências. É maravilhoso ver tantos leigos e leigas trabalhando nessa Pastoral! No Congresso, haviam, além dos leigos, vários Padres e dois Bispos. A programação dos trabalhos era muito boa. Havia muitos testemunhos, palestras e orações. No sábado, à tarde, foi agendada uma palestra com o Padre Reginaldo Manzotti.
                                                                Padre Reginaldo Manzotti é muito conhecido no Brasil todo pelas rádios, discos, livros, shows e televisão. Quando chegou no Plenário do Congresso havia lotação completa. Não tinha cadeira para todos. Tanta gente da cidade de Jaraguá do Sul queria ver o Padre. Quantos jovens! Quantas crianças! Aquilo estava maravilhoso! O Padre deu o seu recado e arrancou aplausos de todos nós. Ficamos todos admirados com o conteúdo de sua pregação.
                                                                 Mas fiquei preocupado com o perigo da idolatria. É possível que algumas pessoas tenham vindo ver o Padre não tanto pela sua mensagem, mas pela curiosidade e fanatismo... Isso não seria legal. Seria grande erro... Já não basta os ídolos do mundo materialista? Muita gente faz loucuras para ir num festival de rok ou num rodeio de cawboy. Tem gente que coloca em risco a própria vida para pegar um autógrafo de um artista idolatrado...
                                                                  Jesus também atraia muita gente. Muita gente também queria ver Jesus. Conhecemos a história de Zaqueu que era de pouca estatura e, para ver Jesus passar, trepou numa árvore. Até mesmo o Rei Herodes ficou perplexo com tudo o que ouviu falar do Nazareno e queria ver Jesus (Lc 9, 7 - 9). Claro que muita gente procurava vê-lo só por curiosidade, mas acabou se encantando com sua Mensagem de Salvação. Isso aconteceu com Zaqueu e até com Maria Madalena. Mas com Herodes aconteceu ao contrário. Quando ficou cara a cara com o Filho de Deus não soube aproveitar a grande chance...
                                                                   Fico pensando se também nós temos vontade de ver Jesus!!! E quando isso acontecer, saberemos aproveitar, ao máximo esse encontro? Convido a todos para continuarmos procurando Jesus. Pode ser na Eucaristia ou na reunião da comunidade. Pode ser num retiro ou na leitura da Bíblia. Pode ser na contemplação da natureza ou na caridade praticada. Pode ser numa romaria ou na Eterna Romaria quando estaremos frente a frente com o Senhor. Este será o mais importante de todos os encontros. Isso é bem revelado na música "Último Julgamento" com Léo Canhoto e Robertinho. Precisamos caminhar juntos em nome de Jesus. Dessa forma temos certeza de que Ele estará sempre conosco. Portanto, fiquemos juntos na oração e unidos no trabalho...



ORAÇÃO:

Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Fortalecei-nos no seguimento de Jesus!
- Dai-nos sempre vontade de ver Jesus!
- Não nos permitas ser escravos de idolatrias!
- Concedei-nos a graça de estar eternamente com Jesus!
- Acolhei nosso louvores  pelos encontros que temos com Vosso Filho...
                                                                                                    AMÉM

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Mensagem diária do Padre Natalício - Quarta-feira 21/09/2011

QUARTA FEIRA
 
*  Amanhã estarei em Lunardelli para as confissões e Novena às 15 horas. Ouçam na Rádio Estrela da Manhã.(www.estreladamanhafm.com)
*  Vamos Valorizar, Ler e Meditar mais a Palavra de Deus neste mês da Bíblia!
*  Neste domingo faremos uma coleta entre nossas crianças da catequese para comprar Bíblias para as crianças da África!
*  Neste final de semana tem Cursilho Jovem Misto no CEFAS em Apucarana. (23 á 25 ). Rezemos pelos nossos jovens!
*  Vem aí o mês Missionário. Vamos nos preparar para as Missões e contribuir para a coleta missionária!
*  Vamos continuar colaborando com o pagamento dos carnês da Rádio Comunitária. É muito importante a ajuda de todos pois a rádio é de todos!
*  Leiam diariamnte minhas mensagens nos sites: (www.esperancafm.com) (www.silviosantosdecolores.blogspot.com

   

"JANTAR POLÊMICO" (Mt 9, 9 - 13)
www.pfbomjesus.blogspot.com

 
                                                            Desde que vim morar em Marilândia do Sul, criamos a tradição de fazer o JANTAR MINEIRO. É que sou original de Minas Gerais e aqui tem muita gente também de origem mineira. A cozinha mineira realmente é um espetáculo. O tutú de feijão, o porco no tacho com mandioca, abóbora, couve, torresmo... Ui ui ui... É muito bom! Cada ano que passa fica melhor ainda! Gosto muito de participar. Mas depois que me "amasiei com a diabete"...  Uhmmmmmmmmmm...   Fico mais na conversa e no bate-papo que também é muito bom. É coisa de mineiro também. É bom demais....
                                                             Gosto de sentar com as famílias, com os casais, com os jovens... Agradeço muito a todos que nos ajudaram neste jantar recente que fizemos no final de agosto. Foi maravilhoso o trabalho de tantos casais, especialmente da Equipe Coordenadora: Carlos Plath e Solange; Carlinhos Borges e Marcinéia; Aparecido Rezende e Márcia; João Batista e Rosângela; Sílvio e Noeli; Luiz Feliciano e Rosângela... A equipe da cozinha funcionou legal. Ornamentação também. A turma do forno e da fritura, fenomenal. A equipe da bebida nem se fala. Todos sairam contentes. A apresentação da Banda Moreto e as Moretinhas dispensa comentários. Todos aplaudiram...
                                                             Percebi que as pessoas notam o meu contato com as pessoas. Com quem eu falo. Com quem eu brinco. À mesa de quem eu me achego. Etc.  Isso é muito normal.  Afinal, sou uma pessoa pública e pertenço a todos. Não devo dar privilégio pra ninguém e, muito menos, desprezar alguém. Tenho procurado me relacionar com todo meu povo igualmente. Não devo ter exclusividade partidária. Nenhum apego político. Devo ser o padre de todos. Tenho alta estima com nosso atual prefeito Pedro Sérgio. Tenho grande respeito com os ex prefeitos entre eles Jaime Rossi, Ivan Beligni, Osvaldo Zardo e todas as lideranças da cidade.
                                                             É claro que algumas pessoas são mais santas que outras. Mas todas são filhas de Deus e são chamadas à conversão. Jesus também teve relacionamento com gente muito santa e com gente muito pecadora. Inclusive chamou um cobrador de impostos para o seguir e foi jantar na casa dele. Jesus foi muito caluniado por isso, mas aceitou aquele jovem como seu Discípulo. Alí, naquele jantar polêmico, o Mestre fez uma grande declaração: "Não vim chamar os justos. Vim chamar os pecadores (Mt 9, 9 - 13). Não é que Jesus tivesse concordado com a vida pecadora de Mateus. Não. Não é isso! Jesus o chamou para tirá-lo do mau caminho e conduzi-lo à Salvação...
                                                             Nesta história há dois grandes ensinamentos: 1) Apesar dos nossos pecados, devemos aceitar o convite de Jesus para segui-Lo. Ele chama a todos. "Muitos são chamados e poucos são os escolhidos".  2) Devemos convidar e cativar pessoas afastadas da Igreja de Jesus. É possível que na casca de um grande pecador tenha um grande santo. Isso aconteceu com Santo Agostinho; com São Paulo; com Santa Maria Madalena e com muitos outros. Devemos continuar formulando o convite do Senhor: "Siga-me". Não para seguirem a nós, mas para seguirem o Nosso Salvador. Pelas estradas, pelas ruas, pelas fábricas, pelas escolas, pelos presídios... Vamos juntos. Grande mutirão. Juntos na oração e unidos no trabalho...


ORAÇÃO:


Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Santificai os nossos relacionamentos!
- Livrai-nos de privilegiar ou discriminar alguém!
- Chamai-nos pra missão e perdoai nossos pecados!
- Dai-nos sabedoria para acolher pessoas afastadas!
- Confirmai nossa gratidão pela conversão de São Mateus....
                                                                                       AMÉM.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Mensagem diária do Padre Natalício - Terça-feira 20/09/2011

TERÇA FEIRA
 
* Agradecemos a todas as equipes de trabalho que fizeram a Festa da Padroeira ser um sucesso! DEUS ABENÇOE A TODOS!
* Aproveite o mês da Bíblia para se aprofundar mais nas leituras e compartilhar a Palavra de Deus entre a pessoas da sua família e comunidade!
* Neste final de semana tem Cursilho Misto para Jovens no CEFAS, em Apucarana! Rezemos por todos eles!
* Também de 30 de outubro a 2 de novembro tem Cursilho Masculino Adulto. Mandem suas ALAVANCAS!
* Depois de amanhã é Dia Devocional à Santa Rita de Cássia! Estarei em Lunardelli para as confissões e Novena às 15 horas!
* Leiam o Evangelho em forma de história vivida e mensagem diariamente nos blogs: www.berimbaunoticias.blogspot.com ,  www.aestrelamaria.blogspot.com ...
 
    

" PEQUENA COMUNIDADE DE FÉ" (Lc 8, 19 - 21).
www.esperancafm.com

 
                                                           Era uma segunda feira, bem de manhazinha, eu e o J. Júnior, da Rádio Água Viva de Apucarana, chegamos nas portas da Serralheria Canadá. Essa firma é do Pascoal, um amigo nosso, cooperador do Programa "Fonte de Bençãos" transmitido em 3 Rádios Comunitárias: em Lunardelli, Marilândia do Sul e Apucarana. Nossa presença era para participar da reunião que acontece alí, todos os dias, antes de começar o trabalho. Patrão e empregados unidos lendo o Evangelho, meditando e rezando juntos. Isso é uma iniciativa do MCC (Movimento de Cursilhos de Cristandade) e se chama "PEQUENA COMUNIDADE DE FÉ". Isso já está acontecendo em muitos ambientes.
                                                               Foi magnifico partilhar, com aquela gente querida, a Palavra de Deus e a Oração. Mas, logo em seguida, as máquinas foram ligadas e os funcionários estavam cada um na sua função. Era um barulho ensurdecedor! Todos colocaram uma proteção nos ouvidos para defender os tímpanos. Fiquei pensando na barulheira que existe no mundo. Tanta gritaria! Tanta propaganda! Tantas doutrinas pregadas! Que desafio poder ouvir a Palavra da Salvação! Fiquei olhando aquelas faces e pensando: aquela proteção nos ouvidos também serve para impedir que a palavra  ouvida seja contaminada. Rezei por eles e sai pra ruas...
                                                                Quanta gente correndo! Quanta gente estressada e angustiada! Quanta gente que não tem tempo ou não quer ouvir a Palavra do Senhor. Como podem ser felizes!!!?  Jesus afirmou que seus parentes são as pessoas que ouvem a Palavra de Deus e a praticam (Lc 8, 19 - 21).  Como podem praticar se não a ouvirem? E como podem ouvir se não tiver quem pregue e no meio de tanto barulho? Isso, de fato, me angustia! Mas não devo ficar desanimado. Temos que ser criativos e achar saidas.
                                                                 O Movimento de Cursilhos está aí na praça! São quase 50 anos colaborando na evangelização do Brasil. Além dos encontros de 3 dias para homens, para mulheres, para rapazes, para moças e mixto para jovens, acontece também a Escola Vivencial da Fé nas Paróquias. Acrescenta-se ainda, as Pequenas Comunidades de Fé que vão se multiplicando cada vez mais. Portanto, tenho razões para ficar otimista! Nem tudo está perdido! Mas precisamos de mais gente nesta obra de fazer as pessoas ouvirem mais a Palavra de Deus. Vamos nos ajudar??? Estou fazendo "horóscopo da Palavra de Deus" no Rádio. Colabore e divulgue... Fiquemos juntos na oração e unidos no trabalho....


ORAÇÃO:


Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Acompanhai sempre os trabalhos do Cursilho!
- Fazei-nos ouvintes e praticantes de Vossa Palavra!
- Ajudai-nos na obra de anunciar a Palavra do Senhor!
- Não permitas que fiquemos indiferentes diante de Vossa Palavra!
- Recebei nossos louvores pelas PEQUENAS COMUNIDADES DE FÉ...
                                                                                                 AMÉM.

Mensagem diária do Padre Natalício - Segunda-feira 19/09/2011

SEGUNDA FEIRA

*  Agradeço imensamente a todos que trabalharam e todos que prestigiaram a Nossa Festa da Padroeira. Foi Fantástico!!!!
*  Obrigado a todos que se fizeram presentes no Leilão do Gado e a todos que ajudaram e colaboraram financeiramente!
*  A participação de todas as meninas, candidatas a Rainha da Festa, muito obrigado! Foi um momento muito lindo! Parabéns a todas as meninas !
*  Continuamos incentivando a Leitura e o Estudo da Bíblia Sagrada em família e comunidade! Doe uma Bíblia a quem ainda não tem!
*  No dia 22 próximo, estarei em Lunardelli para a Novena de Santa Rita! Venham todos receber Graças e Bençãos!
*  Vamos rezar pelo Cursilho Misto de Jovens (23 à 25 de setembro), no CEFAS em Apucarana! Mandem ALAVANCAS!
*  Continuem ouvindo e participando do Programa "Fonte de Bençãos"! Diariamente (9 e 30 da manhã)! (www.radioaguavivafm.com.br) (www.estreladamanhfm.com).

          

"FAROL ALTO PROVOCA ACIDENTE" ( Lc 8, 16 - 18)
www.equipesav.blogspot.com


                                                                  Podemos perceber que tem aumentado demais o número de veículos nas ruas e rodovias. Percebemos também que, por isso, está ficando mais complicado conduzir um carro neste tumulto todo. As estatísticas mostram como tem aumentado o número de pessoas mortas no trânsito. A coisa fica pior porque as pessoas estão vivendo muito estressadas. Daí então, vira um inferno: trânsito louco e pessoas estressadas. Gostaria de poder fazer algo para apaziguar essa situação. Acredito que devemos fazer uma campanha pra humanização do trânsito. Cheguei mesmo a sugerir para que a CNBB realizasse uma Campanha da Fraternidade sobre esse tema. Ainda não fui atendido, mas não perco a esperança...
                                                                  Certa vez, na cidade de Colorado, aconteceu um trágico acidente por falta de algumas orientações. Era noite e, na pista, dois veículos iam se cruzar. Um deles permanecia com os farois altos. O outro os abaixou. Mas, como o primeiro continuava com os farois altos, o motorista do segundo também ergueu a luz que tocou forte nos olhos do outro motorista. Este se atrapalhou e os carros bateram frontalmente. Conclusão: Um motorista foi a óbito e o outro foi internado gravemente. Tudo isso poderia ser evitado se houvesse mais fraternidade e compreensão.
                                                                   É de conhecimento público a grande importância da luz. Os Santos Evangelhos apresentam Jesus como LUZ do mundo. O Próprio Mestre nos orientou para que cada cristão seja LUZ no mundo. Ainda disse que não se deve ascender uma luz para colocá-la debaixo da cama. Ela deve ficar lá em cima, bem alto, para que possa iluminar a todos que estiverem ou passarem ali (Lc 8, 16 - 18). De fato, nosso bom exemplo deve ajudar as pessoas sem nenhum outro interesse a não ser a glória de Deus. Se alguém quiser brilhar com arrogância ou para vanglória própria ou ainda, desejando ofuscar a luz do outro, está agindo erradamente.
                                                                   Neste mundo material, as pessoas podem ter 3 comportamentos distintos: 1) Positivo. 2) Neutro e 3) Negativo. Por exemplo: Uma pessoa ganha mil reais. Tal pessoa tem a possibilidade de fazer muitas coisas boas para si e para o próximo. Mas também é possível que use o tal dinheiro para comercializar drogas e prejudicar muita gente. Poderia, ainda, não fazer nada; esconder o dinheiro e esquecer. Claro que o correto é a primeira possibilidade. Tanto que Jesus condena "Talento escondido" e reprova "Lâmpada debaixo da mesa". Por isso não devemos esconder nossas capacidades e, muito menos, usá-las errado. Tem muita gente andando nas trevas e precisando ser iluminadas. Então, fiquemos juntos na oração e unidos no trabalho...


ORAÇÃO:


Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Incendiai-nos com Vossa Santíssima Luz!
- Fazei-nos multiplicadores de Vossa Luz!
- Não permitas que usemos nossas forças para o mal!
- Dai-nos paz e paciência na correria do nosso trânsito!
- Aceitai nossos louvores pelos que iluminam o mundo...
                                                                                AMÉM.