Especial Beatificação de João Paulo II
Cerca de 200 mil fiéis se reúnem neste sábado (30) em Roma para uma vigília de orações dedicada à beatificação do papa João Paulo 2º, que acontece neste domingo.
Apesar da chuva e do frio incomum para esta época do ano, a capital italiana foi invadida por peregrinos e turistas e enfeitada com imensos cartazes com fotos do novo beato acompanhadas de algumas de suas frases mais famosas.
"Não podia deixar de presenciar um momento histórico como este. Acabamos de chegar e o clima é incrível", disse à AFP a inglesa Patricia Wocial, 48, que chegou acompanhada de suas duas filhas.
Em mensagem divulgada neste sábado pelo jornal da Santa Sé, "L'Osservatore Romano", o papa Bento 16 escreveu que a beatificação do pontífice polonês é "evento sem precedentes nos últimos dez séculos da história da Igreja".
A beatificação de Karol Wojtyla, que liderou a Igreja de 1978 a 2005, é a mais rápida da era moderna, comparável apenas à da Madre Teresa de Calcutá, já que ocorre a apenas seis anos de sua morte.
A primeira vez em séculos que um pontífice proclama beato seu antecessor será festejada pela Igreja Católica com grande pompa, com três dias dedicados à cerimônia, de 30 de abril a 2 de maio, em homenagem a um papa carismático, símbolo da era global, que percorreu o planeta e utilizou diversos meios de comunicação para propagar suas mensagens.
A um passo da santidade
O milagre atribuído a João Paulo 2º para que se ele seja reconhecido como beato é a cura "imediata e inexplicável" da freira francesa Marie Simon-Pierre. Ela teria se curado do mal de Parkinson após orações e pedidos a João Paulo 2º.
A beatificação o deixa a um passo da santidade. "Existe a possibilidade de que sua canonização seja realizada em breve", reconheceu neste sábado o cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, que contou que chegaram "de todas as partes do mundo" registros de novos milagres atribuídos a João Paulo 2º.
Para ser santo é preciso ter intercedido em um segundo milagre, para o qual é aberto um novo processo, que em alguns casos pode levar séculos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário