SEXTA FEIRA
* Amanhã dia 15, será o dia dos Professores. Nosso abraço e consideração a todos os Missionários do Magistério!
* Neste sábado, teremos aqui na igreja de Marilândia uma palestra sobre: Nossa Senhora na Vida da Família! Participem!
* Vamos realizar a Semana do Enfermo, aqui em Marilândia, para visitar os doentes, confessando e ungindo-os!
* Nos dias 21, 22 e 23 , teremos o Cursilho Feminino Adulto em Apucarana. Façam suas ALAVANCAS!
* Dia 22, dia Devocional à Santa Rita, estarei em Lunardelli para a novena das 15 horas. Venha também!
* O programa "NO BRILHO DA ESTRELA", a partir de amanhã começa mais tarde, às 21 e 30. Farei homenagem aos professores!
* Leiam minhas mensagens diariamente no blog: (www.jovenscursilhistas.blogspot.com).
No início de minha caminhada para o seminário, estive morando em Santo Inácio, no norte do Paraná. Foram apenas 5 meses, no ano de 1975. Foi um período de adaptação com a vida urbana pois só tinha experiência da vida rural. Foi uma temporada muito difícil. Mas possuia uma boa caminhada na vida de comunidade. Na comunidade onde moravam os meus pais fervilhavam as Igrejas Bases. A Diocese de Apucarana estava com apena 10 anos e o Senhor Bispo, Dom Romeu, incentivava muito bem as pastorais e comunidades. Eu me envolvi de cheio naquele projeto. Foi por isso que tomei a decisão de entrar para o seminário.
Alí em Santo Inácio, tinha tanta vontade de organizar as comunidades rurais e urbanas. Mas era muito difícil. Na área rural já não tinha muita gente. Havia uma ou duas pequenas capelas na Água do Riacho e na Água da Anta. Mas quase não havia participação. Lembro-me que fui algumas vezes na Água do Riacho. Na cidade, não conseguia pois todos estavam envolvidos com a modernidade, com a vida cômoda. Já havia novela na tv. O povo estava fascinado e não tinha tempo para as coisas de Deus. Cheguei até fazer algumas reuniões, mas não continuaram. Também foi por pouco tempo...
Mas até hoje não perdi a paixão pela animação comunitária. Não quero me cansar. Tenho boas parcerias. Tem gente que não me abandona nessa missão, apesar das dificuldades que não são poucas. Além daquelas de Santo Inácio, agora temos também o medo de sair de casa devido aos assaltos e violência. Muita gente prefere ficar presa em casa e não participa da comunidade. Pena que tem que ser assim! Mas quero recordar as Palavras de Jesus quando ordenou aos seus discípulos para não ter medo daqueles que matam o corpo. Avisou que devemos ter medo daqueles que podem mandar o corpo e a alma para o inferno (Lc 12, 1 - 7).
Claro que temos medo dos malvados que nos fazem mal e ameaçam a nossa família. Mas o pior de tudo são aqueles que destroem a nossa fé. Vão minando nossos fundamentos com "gozações" de um lado, e "seduções" de outro. Quanta gente que tem vergonha de ter fé!!! Por outro lado, quanta gente que prefere os prazeres da televisão, do DVD, de todo o conforto oferecido pelas indústrias de móveis e eletro-domésticos criando uma vida light e tranquila. Isso incentiva a acomodação e afasta as pessoas da vida comunitária. Na verdade não devemos nos acomodar diante das ameaças do mal.
Devemos tocar nossa vida em frente. Jesus ordenou-nos a não enfrentarmos o malvado. Orientou para deixarmos crescer o trigo e o joio. Quem trabalha pela verdade é forte e resistente. Como podemos cantar na música "A verdade vos libertará". Morrer pela verdade, se necessário, é maravilhoso! É melhor morrer pela verdade do que trair a verdade! Por outro lado, se ficarmos unidos em comunidades seremos mais fortes e poderemos derrotar o mal. Juntos, podemos nos ajudar e ser suporte um para o outro. Seremos "Anjos de Guarda" mutuamente. Essa é uma saida maravilhosa. Então, fiquemos juntos no trabalho e unidos na oração...
ORAÇÃO:
Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que o medo nos escravise!
- Tornai-nos fortes pela Vossa Verdade!
- Fazei-nos acreditar na Força da Comunidade!
- Protejei-nos da perseguição dos verdadeiros inimigos!
- Aceitai nossa gratidão pelo poder da comunidade reunida...
AMÉM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário