Este é o mais novo instrumento de Evangelização e comunicação da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Entre e fique a vontade. Que Deus e Nossa Senhora das Dores vos abençoe.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Mensagem diária do Padre Natalício - Quinta-feira - 26/07/2012

QUINTA-FEIRA

* Começa amanhã o Cursilho Jovem Feminino em Apucarana. Serão lançadas as Sementes em abundância! Precisamos das ALAVANCAS da Comunidade!
* Dia 3, será a primeira sexta do mês de agosto. Estarei o dia todo na igreja, atendendo e dando Bençãos! Começaremos com a Missa às 6 hrs da manhã!
* Próximo fim de semana, será a Festa da Diaconia do Carquejo em louvor a São Sebastião. Estarei celebrando com a comunidade!
* Próximo mês, dias 16, 17 e 18 de agosto, Dom Celso, nosso Bispo Diocesano, estará fazendo visita pastoral em todas Diaconias e também em nossa Paróquia.
* Ouçam na Rádio Nova Am de Apucarana, minhas mensagens toda tarde, às 15 hrs. (Rádio Nova Am - 910 ) (www.radionovaam.com.br)
* Estamos preparando a edição de um livro, com as poesias que escrevo para os Sites e Blogs... Aguardem!!!

                             


 
"UM CASAL DE VELHOS" (Eclo 44,1.10-15)
Pe. Natalício

                                                                                    No tempo em que fui Pároco em São João do Ivai, a Diocese de Apucarana promoveu uma enquete em todas as Paróquias para que as pessas pudessem se manifestar sobre a Igreja: catequese, liturgia e várias outras atividades. Também sobre o atendimento da secretaria e do Padre. Aquilo foi muito bom! Nos permitiu avaliar nosso trabalho, a atuação da Igreja no meio do povo. Na hora de tabular a pesquisa, fiquei surpreso com uma afirmação que dizia que eu não gostava de pessoas idosas. Fiquei assustado com aquilo e fiz um exame de consciência para descobrir onde estava a verdade. Eu teria mesmo dito aquilo? Quando e onde?
                                                                                   Na verdade eu sempre tive muito carinho com as pessoas idosas, até porque meus pais não eram mais tão jovens! Sempre gostei de ouvir suas histórias e aprender com elas. Gostava de rezar Missas no Asilo São Lourenço e tratava a todos com muito amor e carinho. Depois de pensar bastante, um amigo explicou-me que, aquela afirmação foi devido a minha orientação sugerindo que pessoas idosas não fossem escolhidas para padrinhos de Batismo. Daí surgiu a afirmação que velho não serve para nada, nem para ser padrinho de Batismo. Foi ai quem entendi a critica.
                                                                                   É verdade que eu dava e dou esse conselho, mas isso não significa que não goste de pessoas idosas. De fato as pessoas idosas terão muitas dificuldades para acompanharem seus afilhados! Isso se tiverem vida longa! Essa proposta era mais direcionada para os avós. Existe um costume antigo de dar as crianças para os avós batizarem. Isso não é recomendável. Por um lado, eles já cuidam dos netos pois são avós. Por outro lado, quando morrem a criança perde o padrinho e o avô. Foi isso que aconteceu comigo. Eu só tinha 4 anos de vida e perdi meu avô e meu padrinho de batismo pois era o mesmo, o pai do meu pai.
                                                                                   Essa orientação do curso de batismo era só um conselho. Não era uma exigência. Mas é orientaçao bíblica que devemos honrar e elogiar nossos antepassados. Vamos ler um trecho do Eclesiástico? "Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. Estes, são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são a sua melhor herança. A descendência deles mantém-se fiel às alianças, e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. Seus corpos serão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembléia vai celebrar o seu louvor" (Eclo 44,1.10-15).
                                                                                   O testemunho do vovô e da vovó é muito importante. Feliz é quem tem seus avós e ouve seus conselhos e os pratica. A Igreja celebra o dia dos avós no dia 26 de julho. Este é o dia litúrgico de Santa Ana e de São Joaquim. Este casal são o pai e a mãe de Nossa Senhora, a Mãe de Jesus Cristo. São vovô e vovó do Mestre. Não sei se Jesus os conheceu, mas certamente teria muito respeito por eles. Devemos catequisar as novas gerações no sentido de respeitar as pessoas idosas que não tem a mesma agilidade dos tempos modernos. Até pra pensar eles são lentos. Mas devemos aprender com a vida destes heróis. Penso assim! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO: 


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Fazei-nos respeitadores das pessoas idosas!
- Ajudai-nos a envelhecermos com dignidade!
- Dai-nos a graça de aprendermos com a sabedoria dos idosos!
- Não permitas que causemos sofrimento para as pessoas idosas!
- Recebei  nossa gratidão pela sabedoria que nos dais através dos nossos avós...
                                                                                                                   AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário